quarta-feira, 22 de junho de 2011

FILMES NACIONAIS DESCONHECIDOS (MAS MUITO BONS)




É fato que o Cinema Nacional passa por uma grande fase com o lançamento de vários filmes e com bilheterias estratosféricas. Porém com o grande número de lançamentos, alguns outros filmes, de igual qualidade aos mais famosos, acabam "esquecidos" pelo grande público. É por isso que o Outros 300 lista agora alguns destes filmes, que não tiveram o sucesso esperado, mas que valhem muito a pena serem vistos.
Segue a lista:

·  Abril Despedaçado (2001, Direção: Walter Salles Atores: José Dumont, Rodrigo Santoro,  Rita Assemany, Luiz Carlos Vasconcelos). Filme brilhante! É lamentável o pouco sucesso que fez e a sua não indicação ao Oscar. O filme se passa na década de 1910, na geografica desértica do sertão brasileiro, onde vive Tonho (Rodrigo Santoro) e sua família. Tonho vive atualmente uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo que é impedido por seu pai (José Dumont) a vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição. Tudo ótimo! Bela fotografia, direção e atuações (inclusive, por incrível que pareça, do próprio Santoro).


· Amarelo Manga (2003, Direção: Cláudio Assis Atores: Matheus Nachtergaele, Jonas Bloch, Dira Paes, Chico Diaz). No subúrbio de Recife, Lígia (Leona Cavalli), Kika (Dira Paes), Wellington (Chico Diaz), Dunga (Matheus Nachtergaele), e Isaac trabalham e são hospedes do Hotel Texas. Todos tem suas manias e peculiaridades. Enquanto vivem suas sórdidas vidas seus caminhos se entrelaçam nas mais diversas situações bizarras. O filme é forte, com cenas que podem embrulhar o estomago, tanto pelas escatologias que são feitas as tomadas quanto pela carga dramática e real que as cenas exigem. É um filme pra mostrar que somos maus porque a nossa natureza assim nos exige. Imperdível!


· A festa da menina morta (2008, Direção: Mateus Nachtegaele, Atores: Daniel de Oliveira, Juliano Cazarré, Jackson Antunes, Dira Paes). O diretor estreante Nachtegaele fez um filme pra não fazer sucesso. Apesar de paradoxal esta é a imagem que esta película passa, dado as cenas filmadas por ângulos diferentes, jogo de cores fortes constratando com imagens turvas, quase desfocadas e nos rostos exagerados dos atores. Sem a obrigação do sucesso Mateus faz um filme à sua feição e acertou em cheio. O filme mostra um evento de uma cidade ribeirinha que celebra o milagre realizado por Santinho, que após o suicídio da mãe recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida. A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado. A festa cresceu indiferente à dor do irmão da menina morta, Tadeu. A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir e aguardar as "revelações" da menina, que através de Santinho se manifestam no ápice da cerimônia.


· Baixio das bestas (2007, Direção: Cláudio Assis, Atores: Mariah Teixeira, Fernando Teixeira, Caio Blat, Matheus Nachtergaele). Outro grande momento de Cláudio Assis. Filme forte que mostra a miséria humana retratada aqui na exploração de um avó (Fernando Teixeira) para com sua neta (a surpreendente Mariah Teixeira). Se você tiver estomago é uma ótima pedida!


· Bellini e a esfinge (2001, Direção: Roberto Santucci Filho, Atores: Fábio Assunção, Malu Mader, Maristane Dresch, Eliana Guttman). Filme regular. Vale pela estória escrita no livro homônimo por Tony Belloto guitarrista dos Titãs. No mais Malu Mader (linda), mas igualzinha a todos os outros personagens dela. Um suspensezinho que apesar dos pesares é legal, mas não é nenhuma Brastemp.


· Malú de bicicleta (2011, Direção: Flávio R. Tambellini Atores: Marcelo Serrado, Fernanda de Freitas, Marjorie Stiano, Otávio Martins). Está na lista por se tratar de um filme romântico que não é romântico. Essa fuga do convencional te dá um gás pra continuar vendo o filme. Uma carta anônima transforma o personagem principal num Bentinho da vida moderna. O filme é bonzinho (no diminutivo mesmo). Mas dá de mil a zero em qualquer pelicula americana similar.


· O invasor (2001, Direção: Beto Brant Atores: Alexandre Borges, Malu Mader, Marco Ricca, Mariana Ximenes). A estória da contratação de um matador de aluguel que acaba, por seu gênio, a subverter as ordens e as ordens da coisas é comum, mas a atuação do Paulo Miklos é tão boa, tão boa, que vale a pena ver o filme que não é ruim, só salientando.


· O maior amor do mundo (2006, Direção: Cacá Diegues Atores: José Wilker, Taís Araújo, Sérgio Britto, Léa Garcia). Imagina um filme de um cara que vai morrer por ter um tumor na cérebro? Calma, calma, não é mais desses filmes babas. Pelo contrário. Diegues pega a ideia original e transforma numa belíssima estória. A contradição entre morte e vida e retratada de uma forma sutil que às vezes não se sabe quem está falando de quem. José Wilker (elogiá-lo é chover no molhado) dá o tom certo ao personagem. O filme é muito bom. Vale a pena gastar duas horas assistindo


· O passageiro – Segredos de adultos (2007, Direção: Flávio R. Tambellini, Atores: Bernardo Marinho, Antônio Calloni, Carolina Ferraz, Giulia Gam). Após a morte de seu pai, o banqueiro Mauro (Antônio Calloni), tudo muda na vida do jovem Antônio (Bernardo Marinho: bela atuação). Sua mãe, Ângela (Giulia Gam), entra em depressão e ele próprio se recrimina por uma briga que teve com o pai pouco antes do acidente fatal. Com a ajuda de Cristina (Luíza Mariani), sua amiga, Antônio começa a investigar a possibilidade do pai não estar sozinho quando foi assassinado. É quando ele conhece Carmen (Carolina Ferraz) e passa a descobrir um passado do pai que ele até então desconhecia. Bom para um sábado de tarde.


· Quanto dura o amor? (Direção: Roberto Moreira, Atores: Sílvia Lourenço, Fábio Herford, Gustavo Machado, Paulo Vilhena). O amor mesmo só está no título do filme. As cenas se desenvolvem em cima de um trio de amigos envolvidos nas mais complexas situações afetivas. O filme é interessante por abordar as relações afetivas de uma forma real e nada piegas. A cantora Danni Carlos surpreende como atriz. Se O passageiro é para ver num sábado a tarde Quanto dura o amor é um filme pra ser visto no sábado a noite se é que vocês entenderem a mensagem?!?


· Sonhos e desejos (2006, Direção: Marcelo Santiago, Atores: Felipe Camargo, Mel Lisboa, Sérgio Marone, Ricardo Pereira). Mais um filme sobre a época da ditadura militar. O interessante, porém, é que esse período de história serve somente de pano de fundo com o filme abrangendo mais a vida dos personagens e como suas ideologias e laços afetuosos influenciam em suas relações. Trio principal composto por atores de qualidade duvidosa que, contudo, se saíram bem. É um filme interessante de se ver.


· Sonhos roubados (2010, Direção: Sandra Werneck , Atores: Nanda Costa, Amanda Diniz, Kika Farias, Marieta Severo). Jéssica (Nanda Costa), Daiane (Amanda Diniz) e Sabrina (Kika Farias) são adolescentes e moram em uma comunidade carioca. Elas eventualmente se prostituem, no intuito de conseguir dinheiro para satisfazer seus sonhos de consumo. Entretanto, mesmo com os problemas do dia a dia, elas tentam se divertir e sonhar com um mundo melhor. O filme foge dos clichês e foca mais na estória das personagens. A atriz Amanda Diniz é uma grata surpresa.

Um comentário: