sexta-feira, 17 de junho de 2011

GUERRA DOS TRONOS



É realmente uma série muito boa!

Acho que vocês já devem ter lido ou ouvido falar de “Game of Thrones” (A Guerra dos Tronos), pois bem, essa série de fantasia produzida pela HBO, está sendo a sensação do momento nos EUA, mas aí é que está o ponto: a fantasia é voltada para o público adulto.
Imagine um Senhor dos Anéis, só que sem elfos, orcs, sauron, anões, etc; e, além de tudo numa trama “complicadíssima”, onde todos os sentimentos e todas as índoles se afloram e os personagens não têm nenhuma mágica a seu favor, a não ser sua astúcia, a força de seus braços e uma espada bem afiada. A guerra dos tronos tem um pouco disso tudo. Aí vocês vão falar: ah, mas então não é fantasia! É fantasia sim, só que ela funciona apenas como pano de fundo, para que se possa assim, desenrolar a história principal que, sem dúvida nenhuma, é ótima.
A série tem como base vários livros que fazem parte de uma coleção chamada: As Crônicas do Gelo e Fogo, e galera, os livros são enormes! O autor dos livros: George R. R. Martim (lembraram de algum nome semelhante: J R. R. Tolkien?!) já foi roteirista de cinema, e, muito desiludido com produtores, estúdios e afins, resolveu voltar suas atenções ao prazer da escrita que segundo ele, poderia escrever a vontade sem que ninguém pedisse pra cortar alguma coisa aqui ou ali. Mas, pois é galera, a semelhança entre Tolkien e Martim fica só mesmo nas abreviações de seus nomes.
A guerra dos tronos se passa em uma terra medieval fictícia chamada Westeros, onde as estações duram por anos ou até mesmo décadas. A história gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, em que duas famílias dominantes estão lutando pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse assegura a sobrevivência durante o inverno de 40 anos que está por vir.

Os personagens são muitos e extremamente complexos. Tem um pra cada gosto, você se identificará com algum, mas todos eles tem uma camada a ser desvendada. Muitas vezes são falsos, conspiram contra os próprios companheiros pelas costas, fazem de tudo para não morrer, são super gananciosos, enfim, não medem esforços para se dar bem, afinal: “O inverno está chegando” (você só entenderá se ler o livro ou assistir a série). Mas também tem aqueles que honram a família, os bons princípios, as boas atitudes, e na trama essa diversidade de personagens acabam se misturando e consequentemente aplicando traições uns nos outros para obter uma vantagem.
Quando disse que é uma série de fantasia voltada para o público adulto não é à toa, os personagens trasam, escarram, arrancam as vísceras do outro na maior tranqüilidade, é verdadeiramente um retrato cru e típico da sociedade medieval (não sei se a gente mudou muito de lá para cá?!). Os livros transbordam sexualidade, violência e a série não deixou por menos retratou “tim-tim por tim-tim”. Ter estômago e sangue frio é um pré-requisito para assistir Guerra dos Tronos.
A série é exibida pela HBO aos domingos, mas por aqui está atrasado como sempre (aff!!!), mas a “santa internet” ajuda aos caçadores de séries assim como eu. Essa 1° temporada foi dividida em 10 episódios sendo que o último vai ao ar nos Estados Unidos no próximo domingo. Se você gostou da trama assista, eu super-indico, é realmente uma série fabulosa com ótimos atores, inclusive mirins, uma ótima produção e um super cenário. Vale a pena se aventurar no mundo criado por George R. R. Martim. E ainda fica a dica, espero que a série suscite em vocês a vontade de ler os livros. Eu com certeza irei ler!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário