sexta-feira, 22 de julho de 2011

LANÇAMENTO: "CHICO", NOVO CD DE CHICO BUARQUE



Chico
Foram 4 anos sem nenhum lançamento (desde a coletânea Carioca ao vivo), mas finalmente Chico Buarque agraciou seus fãs com um disco de inéditas. Chico é uma compilação de dez faixas onde o cantor e compositor flerta com os mais diversos estilos musicais como blues, baião, valsa, marchinha e, é claro, samba. O disco, ótimo só para variar, é curto e sem inovações musicais ou estilísticas. Chico Buarque é Chico Buarque neste trabalho, ou seja, não inventa, não arrisca e não inova. O que, acredito eu, seja o que os fãs querem.

Chico on line - um cara "muderno"
Como sinal dos novos tempos, Chico foi lançado inicialmente para ser vendido pela internet, sinal clássico da mudança de postura do artista em relação às novidades e ao mercado. Trazendo seu trabalho para a rede mundial de computadores, Buarque une várias benfeitorias como o acréscimo (e porque não, conhecimento) dos mais jovens a sua música; combate a pirataria digital; e um novo meio de vender sua arte. Para provar que tem se tornado um artista antenado, mostrando bom humor, ao ser perguntado do porque de contar apenas com dez faixas em seu disco, o cantor brincou ao citar que a banda de rock alternativo Radiohead lançou um cd com apenas oito: “eu ainda tenho mais duas de vantagem”, brincou.

O álbum como um todo
Chico é um disco simples, onde o artista não busca inovações e nem algo mirabolante para a sua música. Todo o furor da obra está na excepcional beleza da composições e nas melodias gostosas ao ouvido que o cd tem. As parcerias também ajudaram bastante a deixar o disco, com oficialmente, horas de vida, já com o título de clássico.

Faixa a faixa

1 – Querido diário = Letra simples, regada a uma linda moda de viola, que trata do dia a dia da forma mais banal possível.

2 – Rubato = “Fiz pra você” poderia ser o título, uma vez que o cantor descreve a música à sua musa. Lembra muito as marchinhas de antigamente. Minha música favorita do álbum.

3 – Essa pequena = Chico e seu violão num belo blues. Surge o Chico contista, que se apaixona por uma menina mais jovem. "Sinto que ainda vou penar com essa pequena, mas o blues já valeu a pena", meu trecho favorito dessa música.

4 – Tipo um baião = Aqui Chico libera sua parte Luis Gonzaga neste quase-baião nordestino. O amor é tema central mesmo sendo periférico na letra.

5 – Se eu soubesse = Parceria com a sua namorada Thais Gullin. Letra relata as desventuras de um casal.

6 – Sem você 2 = Continuação de Sem você música composta por Tom e Vinicius. A “continuação” é tão linda quanto a primeira. Outro momento belíssimo de Chico.

7 – Sou eu = Primeiro samba do disco. A música é animadinha e quebra o jeito meio amargurado do cd. Canção ambientada num dos lugares mais cantados pelo músico carioca: o salão de baile.

8 – Nina = O momento mais melancólico do álbum, talvez a canção mais delicada do repertório. Este clima é reforçado pelo violoncelo de Hugo Pilger e do acordeão de Marcos Nimrichter.

9 – Barrafunda = "Qual era mesmo o nome dela?". Brincadeira de Chico com a falta de memória que, alguma hora, atinge a todos. O samba dá ritmo a uma brincadeira de palavras e nomes.

10 – Sinhá = Temática que foge totalmente ao amor (tema principal do cd). Possui melodia triste e letra dramática sobre a escravidão.

Link para baixar

Para baixar o cd todo é só clicar no link abaixo. O Outros 300 carimba com o atestado de ótimo!

http://search.4shared.com/q/1/chico%20buarque%20chico%202011%20rar?suggested

Nenhum comentário:

Postar um comentário