terça-feira, 12 de julho de 2011

SÉRIE GRANDES OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL: 1984

O blog Outros 300 inicia uma série com indicações de grandes obras da literatura mundial. Começamos essa odisséia com um livro do passado que fala de um futuro que já foi, mas que ainda pode estar por vir. Meio confuso né? Mas você logo irá entender.


Mil novecentos e oitenta e quatro (foto acima) é um livro do escritor inglês Eric Arthur Blair mais conhecido pelo pseudônimo de George Orwell (foto abaixo). A obra narra a saga de Winston Smith, um operário morador da fictícia Oceania, um país cujo regime socialista é levado ao extremo, e a vida das pessoas é vigiada, por todos, o tempo todo. Tal vigilância tem como grande aliada, além da constante participação da própria população, a tecnologia. Microfones e principalmente, as “teletelas”, uma espécie de câmera/TV que veicula mensagens governamentais e ao mesmo vê as pessoas a caráter de investigá-las para que não conspirem contra o governo e o regime, vigiam tudo.
A população é instigada a “amar” a pátria tendo como veículo, paradoxicalmente, o ódio. Guerras fictícias, inimigos e feitos inventados, e a eliminação sumária de quem vai contra o regime ,mantém a popularidade dos governantes. A trama esquenta quando Smith se junta a revoltosos e passa a lutar contra o regime. E o final da estória é muito interessante e, porque não dizer, premonitória.
Alguns pontos de 1984 chamam a atenção. Orwell criou um cenário futurista perfeito (o livro foi escrito em 1949). Tal precisão na descrição fez, segundo lendas, que o programa de TV Big Brother fosse, por exemplo, inspirado nesta estória. O livro é uma propaganda anti socialismo, uma vez que pinta uma versão exagerada e pessimista deste regime de governo (muito propicia, uma vez que foi inscrita em plena Guerra Fria).
Alheio a programas de TV ou propagandas políticas 1984 é um clássico! Perfeito pra quem gosta de estórias de ação política com elementos futurísticos.

George Orwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário