quarta-feira, 27 de julho de 2011

SÉRIE GRANDES OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Ensaio Sobre a Cegueira (foto acima) foi um livro escrito pelo autor português José Saramago (foto abaixo) em 1995, e é, sem dúvida, um dos melhores escritos por ele, e um dos melhores da literatura mundial.

A estória começa quando um homem comum é acometido por uma cegueira branca epidêmica que espalha seu contagio rapidamente. Para evitar o maior alastrar da epidemia o governo decide colocar os “enfermos” em um sanatório abandonado e os isola. Lá dentro, sem ninguém para os ajudar, os homens deixam aflorar seus instintos mais primitivos. Violência, estupro, ganância, tomada de poder a força, agressões... Tudo acontece num local onde convenções sociais e noções de civilidade são deixados totalmente de lado. Em dado momento os internos conseguem fugir do sanatório e se deparam com um mundo em ruínas, uma vez que a epidemia atinge a todos.

Saramago aproveita da alegoria da cegueira para apontar, e criticar, a nossa sociedade atual que, dada a fragilidade de caráter, tende a se auto-destruir ao menor sinal de tragédia. A eterna pergunta de “o que você faria se ninguém estivesse vendo?” e respondida da forma mais real e triste possível. O livro mostra o homem como ele é de verdade. É uma sensação forte e um choque de realidade que tomamos quando nos deparamos com o nosso pior lado através da leitura do livro.

Apesar de ter um argumento brilhante, Ensaio tem suas problemáticas quanto a sua leitura pela forma como Saramago escreve (poucos parágrafos, poucos pontos finais, falas entre vírgulas,…), o que exige uma leitura atenciosa ao extremo, concentrada e sem interrupções. Apesar de ser um clássico, Ensaio Sobre a Cegueira é um livro indicado pra quem já tem uma certa bagagem literária.

José Saramago

Nenhum comentário:

Postar um comentário