quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CINEMA: MAIS LANÇAMENTOS PARA VOCÊ CURTIR!

Professora Sem Classe (Bad Teacher, 11). Direção de Jake Kasdan. 92 min. Comédia. Com Cameron Diaz, Justin Timberlake, Lucy Puch, Jason Segel, Phyllis Smith e John Michael Higgins. Columbia

Professora Sem Classe 3 Estreia   <i>Professora Sem Classe</i>

É raro se ver um título nacional com duplo sentido como este. Nem por isso é muito engraçado, embora não me lembre de outro filme que traga como protagonista um personagem de professora secundária (da chamada Junior High School) que seja tão amoral, desagradável, promíscua e antipática quanta esta Elizabeth Halsey (foi também durante as filmagens que Cameron teve um romance com o cantor Justin Timberlake, que faz o papel de um colega professor nerd e rico e os dois demonstram uma especial falta de química entre si).

Professora Sem Classe 5 Estreia   <i>Professora Sem Classe</i>

Embora Cameron seja notoriamente uma atriz limitada, ela sempre se sai bem em comédias e foi muito elogiada por esta sua interpretação despudorada, Elisabeth -sua personagem - é uma vigarista que deseja se casar com um homem muito rico (no filme há uma piadinha de gosto duvidoso sobre esportistas, que para não se arriscarem a cair nas mãos dela, usam sempre camisinha e chegam a levá-la para casa. O que não deixa de ser um alerta para nossos jogadores de futebol!).

Professora Sem Classe 2 Estreia   <i>Professora Sem Classe</i>

Ela é professora (como chegou lá não ficamos sabendo), mas desinteressada e mau caráter porque tem a certeza que dará o golpe do baú. Só que a futura sogra impede o casamento e ela tem que retornar ao trabalho, passando filmes aos alunos só para matar o tempo enquanto planeja levantar dinheiro e fazer uma operação para aumentar o tamanho dos seios.

Entre as façanhas pouco prováveis de Elizabeth estão: fumar maconha no carro, simular sexo com Timberlake (que normalmente é cool, ou seja, discreto, mas desta vez exagera na dose e não registra), roubar testes (provas) seduzindo um burocrata (porque ela quer ganhar um prêmio e assim fazer a tal plástica).

Mediocremente dirigido por Jake Kasdan. A crítica americana acha que o filme se inspira numa fita divertida, mas pouco vista aqui que foi Bad Santa/Papai Noel ás Avessas e todos concordam que o personagem é repulsivo demais para determinada faixa de público mais exigente.


_______________________________________________________________


Lanterna Verde (Green Lantern) EUA, 11. Direção de Martin Campbell. 114 min.Com Ryan Reynolds, Peter Sasgaard, Blake Lively, Mark Strong, Tim Robbins, Angela Bassett, Jon Tenney, Jay O Sanders, Mark Doyle. Warner.

lanterna7 Estreia   <i>Lanterna Verde</i>

Atenção! Pra quem é fã do quadrinho não assista! O filme foge totalmente de estória do personagem. Talvez por isso foi uma das decepções da temporada nos EUA, onde já estreou há algumas semanas. Custou entre US$ 150 e 200 milhões e não passou de 115 nos EUA. Porque será?

lanterna1 Estreia   <i>Lanterna Verde</i>

De qualquer forma, já se fala que a carreira do ator Ryan Reynolds, que faz o papel central, está em crise (depois de muita badalação em cima de sua musculatura bombada). Deixando o (péssimo) ator de lado, o filme mais parece um desenho animado, digo animação, já que grande parte dele se passa no espaço sideral (até com momento à la Star Wars) com o Lanterna voando, vestindo uma roupa fosforescente (no caso criada por efeitos, daí o alto custo do filme) e os alienígenas usando maquiagens elaboradas. A estória, confusa, é meio difícil de seguir porque apresenta situações desconhecidas para o espectador leigo (tem muita narração off para ajudar a entender).

lanterna3 Estreia   <i>Lanterna Verde</i>

Reynolds basicamente se torna o Lanterna Verde por possuir um anel (o problema com a Lanterna é que ela precisa ser recarregada como uma bateria) e se torna assim um defensor do universo galáctico, contra as forças do mal! Verde é a cor da força de vontade e a moral simples da história é que não se pode e não se deve nunca ter medo de nada (o super vilão usará essa força do medo a seu favor).

O escolhido é um piloto de provas Hal Jordan (Ryan) que o roteiro faz questão de deixar claro é petulante, egoísta, destemido e antipático (um flashback tenta explicar isso porque ele viu a morte do pai na explosão de um avião, quando corria para tentar salvá-lo). Mesmo quando se transforma no super-herói não chega a mudar tanto assim porque o roteiro quis dar algumas piadinhas para Ryan Reynolds, que era mais conhecido como humorista.

lanterna2 Estreia   <i>Lanterna Verde</i>

Quem dirige é o veterano dos filmes de James Bond Martin Campbell e o filme, embora seja inferior a outros desta safra, pode interessar aos mais jovens e crianças.

_______________________________________________________________

Um Sonho de Amor (I Am Love/Io Sono Amore). Italia, 09. Direção de Luca Guadagnino. Tilda Swinton, Flavio Parenti, Eduardo Gabbriellini, Gabriele Ferzetti, Marisa Berenson, Alba Rochwarcher, Diane Fleri, Maria Paiato. Paris Filmes. 120 min.

amor Estreia   <i>Um Sonho de Amor</i>

A tradução literal seria "Eu Sou o Amor", que era muito mais poético e sugestivo. Este filme é recomendado para quem tem saudade do velho cinema italiano. Raramente vê-se um diretor com um olhar tão particular, tão original quanto o do italiano Luca Guadagnino (que tinha feito antes vários documentários, sendo que dois deles com a mesma atriz daqui a vencedora do Oscar, Tilda Swinton).

amor1 Estreia   <i>Um Sonho de Amor</i>

Não é à toa que o filme impressionou tanto a crítica americana porque fazia tempo que não se via no cinema italiano alguém com a capacidade de um Visconti, de utilizar a cenografia, os espaços (vazios ou mobiliados) de forma tão dramática. No fundo é uma mansão que é protagonista e também o retrato de uma família de classe alta burguesa de Milão, que esconde seus segredos (durante a guerra ajudaram os fascistas e exploraram judeus) diante da decisão do patriarca (o antológico Gabriele Ferzetti) de passar o comando para o filho e o neto. Mas essa intriga na verdade é secundaria. Como faz supor o título, os temas são dois outros: o amor e a comida.

amor3 Estreia   <i>Um Sonho de Amor</i>

A inglesa e estranha Tilda (faz uma russa que se casou com o italiano e fala as duas línguas que aprendeu para o filme) apoia o filho mais velho que resolve abrir um restaurante refinado numa montanha em San Remo, junto com um amigo de origem camponesa, que é um talento na cozinha. A princípio achei que havia uma relação gay entre eles, mas depois é que vem a revelação, o chef fica atraído é pela mulher madura e os dois vivem uma relação alucinada e passional (a fotografia é esplêndida, mas o que impressiona é como o diretor escolhe detalhes, momentos, que deixam a marca no espectador). É preciso louvar também todo o elenco preciso e apaixonado (que incluiu a irreconhecível Marisa Berenson, de Cabaret, em papel de avó) e em particular a grande Tilda (que também é co-produtora).

amor4 Estreia   <i>Um Sonho de Amor</i>

Talvez o filme se perca um pouco no desenlace, mas mesmo assim, sem dúvida, é um dos poucos filmes nos últimos tempos que é elegante, delicado, passional, fora do comum. Um nome a guardar e um filme para se ver e rever.


_______________________________________________________________


Onde está a felicidade? . Brasil, Espanha, 11. Direção de Carlos Alberto Riccelli. Roteiro de Bruna Lombardi. Com Bruna Lombardi, Bruno Garcia, Marcello Airoldi, Marta Larralde, Maria Pujaite, Marcelo Adnet, Dan Stulbach, Kim Ricelli, Dani Calabresa. Fox.

onde esta a felicidade1 Estreia   <i>Onde está a felicidade?</i>

Este é o terceiro longa-metragem do ator Carlos Alberto Ricelli e sua primeira comédia. Também é seu melhor trabalho, vencedor em Paulinia do Prêmio do Público e de atriz coadjuvante (a espanhola Marta). Casado há muitos anos com Bruna Lombardi, os dois durante algum tempo moraram em Los Angeles, onde cursaram cinema e se preparam para este salto artístico, ousado em particular para Ricelli

.1351 Estreia   <i>Onde está a felicidade?</i>

Onde Está a Felicidade? é uma bem-sucedida mistura de Almodóvar com pornochanchada, sensacional! Bruna Lombardi revela especial talento para o humor, fazendo uma apresentadora de programa culinário da TV (com especialidades eróticas) que entra em crise quando perde o emprego e o marido, suspeito de infidelidade (ele é um comentarista esportivo também da TV e aquelas mesas redondas também são bem satirizadas, inclusive com a melhor interpretação até hoje do sempre confiável Bruno Garcia).

e8dbfb300f40e31f96b9d7e98d6c8715 Estreia   <i>Onde está a felicidade?</i>

O jeito é inventarem uma viagem para a Espanha em que Bruna irá gravar junto com seu fiel produtor imagens e entrevistas dela no lendário Caminho de São Tiago de Compostela (só faltou o Paulo Coelho lá).

Grande parte da aventura é seguindo a chamada Via Láctea, que é a famosa trilha de peregrinos, o que aumenta o interesse turístico do filme. Mas diversão mesmo são com as piadas, as sacadas, e com o final pra cima. Uma recomendada diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário