terça-feira, 20 de setembro de 2011

ANA CRISTINA CESAR: "A TEUS PÉS"


“A Teus Pés” é o último livro de poesia da poetisa brasileira Ana Cristina Cesar, pertencente à chamada geração mimeógrafo. Foi originalmente publicado pela editora Brasiliense em 1982, um ano antes do suicídio de sua autora.

A obra reúne, na verdade, três livros de edição independente anteriormente escritos por Cesar, intitulados “Luvas de Pelica”, “Correspondência Completa” e “Cenas de Abril”. Nesta obra, além de utilizar formas que nos remetem a escritas “íntimas”, a autora ousa mais, fragmenta mais, como se fizesse uma verdadeira colagem cifrada de frases vindas de diversos lugares. Misturando prosa e poesia e gêneros de prosa (carta e diário), “A Teus Pés” possui poemas fragmentados, com uma linguagem íntima e confessional, que relatam o cotidiano de maneira construtiva e desconstrutiva.

O que se tem no fim são textos aparentemente desconexos, cheios de saltos, de versos que parecem não se encaixar. E muita coisa ainda com cara de diário, de correspondência. Resultado: a impressão de que há segredos escondidos nas entrelinhas, símbolos a serem decifrados, silêncios que suspendem o entendimento e aguçam a curiosidade: o que ela está querendo dizer? Entretanto, parece não ser bem essa a pergunta a ser feita. Segundo Ana Cristina, não se trata de fazer uma literatura de entrelinhas. Esses vazios, saltos, silêncios, espaços em branco seriam o que ela define como o “não-dito” do texto literário, algo que difere bastante do que usualmente se entende por “entrelinha”. Deve-se destacar que, na “poesia marginal” dos anos 70, a autora atualiza dois gêneros usualmente considerados literatura menor: a carta e o diário. Resgata, dessa forma, não só o coloquialismo da linguagem, mas também a profunda interação entre o sujeito lírico e seu leitor implícito.

Por todos esses motivos, não deixe de conferir essa obra inovadora da nossa literatura!

Um comentário: