sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CINEMA FRANCÊS I: “A RIVIERA NÃO É AQUI”


“A Riviera Não é Aqui” é uma comédia francesa, dirigida por Dany Boon e lançada em 2008. Em julho do mesmo ano, o filme tornou-se a produção francesa mais assistida de toda a história, e o segundo filme mais visto na França, atrás apenas de “Titanic”.

Salon-de-Provence, ao sul da França. Philippe Abrams (Kad Merad) dirige uma agência dos correios e é casado com Julie (Zoé Félix), que sempre está depressiva. Para agradá-la, ele elabora uma fraude de forma que possa ser transferido para a Côte d'Azur, a Riviera francesa. Entretanto Philippe é desmascarado, sendo transferido para Bergues, uma pequena cidade do norte. Isto é uma verdadeira tragédia para os Abrams, que consideram que o norte da França é uma região gelada cujos habitantes falam um dialeto incompreensível. Sem opção, Philippe embarca sozinha para Bergues e logo percebe que o local não é tão ruim assim.

Para sua surpresa, ele encontra à sua espera uma recepção calorosa por parte dos "cheutimi", como se designam as pessoas, dialeto e costumes da pitoresca população local. O que lhe cria um outro dilema: por mais que se divirta em seu novo emprego, ele não acha um jeito de confessar isso a sua mulher, que passa a admirá-lo por se "sacrificar" pela família em um lugar tão inóspito. Tentando disfarçar a alegria de sua vida em Bergues para a mulher, Philippe acabará encalacrado em embaraçosas situações quando ela decide juntar-se a ele.

Em uma época em que comédia é muitas vezes sinônimo de deboche, escatologia e paródia, a produção francesa "A riviera não é aqui" mostra que humor pode ser extraído do que há de mais singelo e prosaico. Sem que seja propriamente muito original ou surpreendente, o filme de Boon traz uma mensagem humorada dentro do que há de mais perverso na origem do preconceito: o simples desconhecimento. Confira!

Um comentário:

  1. Oi,
    gostei de seu blog, bem legal! se quiser dar uma olhada no meu sobre a cultura francesa: www.destinacaofranca.blogspot.com

    ;-)

    ResponderExcluir