quinta-feira, 8 de setembro de 2011

COWBOYS E ALIENS: UMA DECEPÇÃO PELOS NOMES QUE O FIZERAM

Cowboys e Aliens, 2011. Paramount Dreamworks. Direção de Jon Favreau. Produção de Spielberg. Com Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde, Abigail Spencer, Sam Rockwell, Clancy Brown, Adam Beach, Anna de la Requera, Paul Dano, Keith Carradine.

Não foi o sucesso esperado nos EUA, nem de crítica nem de público esta adaptação de uma história em quadrinhos já totalmente resumida pelo próprio título. Os sintomas de que o filme seria no minimo "estranho" foi o fato de ver o nome de Daniel Craig (foto abaixo) em primeiro lugar nos letreiros (ele jamais teria uma carreira mais significativa do que Harrison Ford, astro de maior bilheteria do século passado, ainda que tenha um papel mais coadjuvante aqui!).

cowboy1 Estreia   <i>Cowboys & Aliens</i>

Não que Ford merecesse grande destaque, pois o fato é que nenhum dos dois está num momento especial, Craig o atual James Bond, parece que está passando por um regime de macrobiótica que o deixou esverdeado e magro demais. Ford nunca foi grande ator e tem vários momentos de canastrice. Seu personagem é mal delineado, começa vilão, mas não tem coragem de se manter, virando bonzinho de certa altura em diante caindo numa sequência indesculpável e sentimental quando ampara o índio que foi criado em sua fazenda como se fosse filho (coisas de Spielberg que só pode ter influenciado o roteiro escrito por seis pessoas).

Quem está irreconhecível, mas humano, é Keith Carradine, muito discreto no papel do xerife. Mas quem realmente rouba o filme é Olivia Wilde (foto abaixo), uma beleza exótica e inesquecível (mal se conhece ela, que filmou no Brasil aquele horrível Turistas e fez parte de Tron, O Legado. Mas tudo indica que vai virar estrela!). Pro fãs de série ela ficou mais conhecida como a misteriosa 13 do seriado House.

cowboy2 Estreia   <i>Cowboys & Aliens</i>

Bem o filme... Depois de quase meia hora de suspense, finalmente se descobre que esses E.Ts novamente belicosos usam pequenas naves para pescar os incautos (em cenas de captura que lembram um pouco o que faziam os pássaros do mal em O Senhor dos Anéis, principalmente em O Retorno do Rei). Dali em diante a história deteriora bastante. Sai um grupo atrás dos sequestrados e acabam sendo ajudados pela Olivia, que no final das contas é uma mulher, também de outro planeta, que irá explicar a situação e ajudar no resgate. E todo mundo se junta, gente do delegado, os ladrões e também os nativos americanos, dando margem a muita reconciliação e tiroteio (porém, fica difícil acreditar que com aquelas armas primitivas eles fossem capazes de enfrentar a tecnologia dos aliens que aparecem sempre meio de passagem. Tudo meio surreal demais, até prum Spielberg.

O filme é movimentado, muito violento , desde a primeira cena quando Craig mata três sujeitos e fica com o rosto cheio de sangue. Parece que se tivesse um tom mais leve teria melhor resultado. O título é instigante e o filme resulta num faroeste, ao menos, diferente. Pra quem estiver a fim de arriscar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário