segunda-feira, 5 de setembro de 2011

EXPOSIÇÃO "VIDA CAPICHABA" NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL


Durante o mês de setembro, estará em cartaz na Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES), a exposição da revista "Vida Capichaba", com curadoria da bibliotecária Kátia Alvarenga e do escritor Sérgio Blank. A publicação circulou durante várias décadas, com espaço para registrar e documentar a vida social, cultural, histórica e política do Espírito Santo.

"Vida Capichaba"

A revista "Vida Capixaba" oferecia assuntos literários atrelados a notícias e ao colunismo social. Apesar de ser voltada para toda a população de Vitória, tratava, em especial, das peculiaridades de uma elite social. A publicação influenciou e modelou ideias e valores da sociedade capixaba entre o período de 1923 e 1957, sendo considerada a publicação de maior longevidade no Estado até os dias atuais.

Durante os anos que ficou em circulação, a revista se tornou um importante instrumento para conhecer a história da época. As páginas estão registradas com centenas de reportagens e fotografias. Além disso, a revista agrada aos leitores e os estudiosos pela simples, mas caprichosa arte gráfica.

Importantes escritores capixabas da primeira metade do século XX colaboraram na publicação, entre eles Mário Freire, Eurípedes Queiroz do Vale, Eugênio Sette, Guilherme Santos Neves, Renato Pacheco, e tantos mais, além de cronistas veteranos como Eugênio Sette e então iniciantes como Ivan Borgo e José Carlos Oliveira.


Serviço:

Exposição da revista "Vida Capichaba"
Período: até 30 de setembro
Visitação: segunda a sexta-feira das 8 às 19 horas
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo
Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá - Vitória
Informações: (27) 3137 9349 ou sebp@secult.es.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário