quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LITERATURA: “A PAIXÃO SEGUNDO G.H.”, DE CLARICE LISPECTOR


Romance original e perturbador, “A paixão segundo G.H.” conta, através de um enredo banal, o pensar e o sentir de uma mulher, G.H., a protagonista-narradora, que despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades.

Após recuperar-se da frustração de ter encontrado um quarto limpo e arrumado, G.H. depara-se com uma barata na porta do armário. Depois do susto, ela esmaga o inseto e decide provar seu interior branco, processando-se, então, uma revelação.

G.H. sai de sua rotina civilizada e lança-se para fora do humano, reconstruindo-se a partir desse episódio. A protagonista vê sua condição de dona de casa e mãe como uma selvagem. Clarice escreve: “Provação significa que a vida está me provando. Mas provação significa também que estou provando. E provar pode se transformar numa sede cada vez mais insaciável”.

Publicado em 1964, “A paixão segundo G.H.” é o terceiro livro de Clarice Lispector a ganhar nova capa, numa justa homenagem da Rocco à grande dama da literatura brasileira, cuja obra completa dez anos na casa em 2009. O relançamento da obra completa da escritora teve início em dezembro de 2008, com a publicação, em nova edição, da coletânea de crônicas “A descoberta do mundo”, seguida do clássico “A hora da estrela”. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário