segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"O RITUAL"


“O Ritual” é um filme de suspense sobrenatural estadunidense baseado no livro “The Rite: The Making of a Modern Exorcist”, de Matt Baglio, dirigido por Mikael Håfström e escrito por Matt Baglio e Michael Petroni. É estrelado por Anthony Hopkins (Padre Lucas). Foi lançado em 28 de janeiro de 2011 nos Estados Unidos e em 11 de fevereiro no Brasil.

Michael Kovak (Colin O’Donoghue) é um seminarista cético e decidido a abandonar seu caminho na igreja, mas seu superior o orienta a passar um período no Vaticano para estudar rituais de exorcismo. Uma vez lá, suas dúvidas e questionamentos só aumentam na medida em que seu contato com o Padre Lucas (Anthony Hopkins), um famoso jesuíta exorcista, o apresenta o lado mais obscuro da igreja. É quando ele conhece a jornalista Angeline (Alice Braga), que investiga as atividades do religioso, e as suas reflexões sobre a crença no diabo e em Deus nâo param de crescer.

O diretor Mikael Håfström (“1408, Fora de Rumo) e o roteirista Michael Petroni conseguem manter a tensão sem as ferramentas consagradas de filmes sobre exorcismo, apenas com a bela ambientação (o filme foi rodado em Budapeste e Roma), nas atuações periféricas e com o velho artifício textual e sempre instigante do "baseado em fatos". "Não espere cabeças girando ou sopa de ervilha jorrando", explica o Padre Lucas, fazendo piada com o grande clássico “O Exorcista”.

De qualquer maneira, o diabo em “O Ritual” é presente, sim, mas como um oponente intelectual. Suas respostas e debates são instigantes - e ele até faz uso de meio mais modernos, como uma ligação telefônica, para fazer-se crer. Bela atuação de Hopkins, ótimo roteiro. Confira essa grande obra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário