sábado, 10 de setembro de 2011

OS 10 MELHORES FILMES DE ALMODÓVAR


Pedro Almodóvar (1949-) é um grande cineasta espanhol. Seus filmes, de forte humor negro, fazem um retrato caricatural da sociedade espanhola, abusando de cores berrantes nos cenários, figurinos carnavalescos e uma técnica de representação quase circense. Seus roteiros, em geral, tratam de paixões arrebatadoras, por vezes associadas ao crime ou à perversão. A obra de Almodóvar, que obteve enorme sucesso na Europa e nos EUA, representa uma renovação do cinema espanhol, que até meados dos anos 70 abordava, sobretudo, temas políticos, de forma mais ou menos alegórica, como nos filmes de Carlos Saura. O Outros 300 escolheu 10 de seus melhores filmes. Confira:

1 – Fale com ela (2002) – Filme escrito e realizado por Pedro Almodóvar. Debate questões complexas como coma e estupro. Caetano Veloso aparece no filme interpretando uma canção com o músico Jacques Morelenbaum. Ganhou Oscar de Melhor Roteiro Original em 2003. Sinopse: Uma tragédia em comum une dois homens desconhecidos até então, quando eles precisam cuidar de duas mulheres, por quem são apaixonados, ambas em coma no mesmo hospital.

2 – Tudo sobre minha mãe (1999) - O filme lida com temas complexos como AIDS, travestivismo, identidade sexual, religião, e existencialismo. Ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro (2000) e muitos outros prêmios. Sinopse: Uma mãe solteira em Madri, Manuela, vê seu único filho morrer no seu 17° aniversário quando corre para pegar um autógrafo de uma atriz. Ela vai a Barcelona à procura do pai de seu filho, um travesti chamado Lola, que não sabe que tem um filho. Primeiro ela encontra sua amiga, Agrado, também travesti; através dela ela conhece Rosa, uma jovem freira que está de partida para El Salvador. Quase que por acaso, torna-se assistente de Huma Rojo, a atriz que seu filho admirava.

3 – Mulheres à beira de um ataque de nervos (1988) – Esta comédia foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Sinopse: Uma atriz de televisão em crise afetiva vê a casa invadida pela esposa, pelo filho, pela namorada do filho do seu amante e por uma amiga que está envolvida com um terrorista.

4 - Carne Trêmula (1997) – Este longa teve uma indicação ao prêmio BAFTA de 1999. Sinopse: Adaptação de obra de Ruth Rendell. Escondido, Victor entra na casa de Elena, jovem com quem se relacionou há alguns dias e que agora o despreza. Lá, ele entra em conflito com dois policiais e acidentalmente deixa um deles, David, paralítico. David se casa com Elena e Victor é preso. Com o fim da sua pena, os destinos de todos eles voltam a se cruzar.

5 – Volver (2006) – Este drama foi produzido pelos estúdios Canal+ España / El Deseo S.A. / TVE / Ministerio de Cultura e distribuído pela Sony Pictures Classics / Fox Film do Brasil. Sinopse: Raimunda trabalha para sustentar o marido desempregado e a filha adolescente. Sole, sua irmã mais velha, trabalha em casa, onde instalou um salão de beleza. Ambas visitam rotineiramente o túmulo da mãe, Irene, que morrera num incêndio causado pelo calor e pelos fortes ventos da região. Certo dia, Irene reaparece. Inicialmente, somente Sole a vê, mas na verdade, é com Raimunda que ela precisa resolver assuntos pendentes.

6 – A Lei do Desejo (1987) – Filme vencedor do prêmio de Melhor Filme de Longa Metragem do Ano (Festival de Berlimn). Sinopse: Molestado na infância por seu pai, um homem faz cirurgia e muda de sexo, mantendo relações amorosas com ele na vida adulta. Seu irmão, um cineasta usuário de cocaína, tenta seduzir um moço, mas tem a sua vida complicada, e a de seu irmão, por um crime.

7 – Má Educação (2004) – Este drama foi produzido por Pedro Almodóvar e Agustín Almodóvar. Melhor filme estrangeiro no Prêmio NYFCC (2004). Sinopse: Vinte anos mais tarde, um garoto que sofreu abusos sexuais em um colégio interno católico reencontra aquele que era sua grande paixão na época.

8 – A Flor do Meu Desejo (1995) - Este filme foi o primeiro trabalho de Pedro Almodóvar lançado pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1995. O evento contou com a presença do diretor e de algumas atrizes, como Rossy de Palma e Marisa Paredes. Sinopse: Com seu casamento em crise, autora de livros de romance açucarados entra em depressão e não consegue mais escrever suas tramas amenas. Quando sua editora recusa seu livro mais recente, ele procura emprego num jornal. Lá, o editor do jornal passa a admirá-la e a ajuda a sair da crise emocional.

9 - O Que Eu Fiz para Merecer Isto? (1984) – Sinopse: Uma família extremamente problemática vive apertada num flat. Glória e Antônio são os pais, e ele mantém uma adoração por uma cantora alemã de meia idade. Um dos filhos vende heroína; outro dorme com homens. A sogra tem um comportamento estranho também. Dois escritores procuram Antônio para que ele os ajude a transcrever textos de maneira que passem por memórias de Hitler. Ao recusar, eles procuram a tal cantora para que ela interceda junto a ele.

10 – Ata-me! (1990) – Filme vencedor da categoria "Melhor Filme Espanhol" no Sant Jordi Awards, 1991. Sinopse: Ricky (Antonio Banderas) sai de um reformatório psiquiátrico e vai para um set de filmagens, onde Marina Osorio (Victoria Abril), uma ex-viciada em heroína e ex-atriz pornô que ele já conhecia de um bordel, está filmando um filme de terror "B" que está sendo dirigido por Maximo Espejo (Francisco Rabal), um diretor conhecido que está tentando se recuperar após ter tido um forte derrame, que o deixou preso a uma cadeira de rodas. Após o término das filmagens, Ricky invade o apartamento de Marina e lhe diz que quer ser seu marido e o pais dos seus filhos. Ele resolve deixá-la amarrada na cama até Marina aprender a amá-lo, mas diversas situações imprevistas dão um novo rumo aos acontecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário