segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PRA QUEM SE AMARRA EM NOVELA

Se você gosta de novela, uma novidade: Uma coleção de livros que as transformam em literatura. Obras assinadas pelo dramaturgo Mauro Alencar.

O universo da teledramaturgia sempre fascinou Mauro Alencar. Da abertura ao encerramento dos folhetins, guarda quase tudo em sua memória. Um “baú” especial de informações que foi devidamente revirado para o autor adaptar cinco grandes sucessos na série de livros “Grandes Novelas”, da Editora Globo.
“Selva de Pedra” foi escolhida pelo próprio Mauro, “por marcar o processo de modernização e industrialização das telenovelas”.
Já “O Bem-Amado”, “Pecado Capital”, “Roque Santeiro” e “Vale Tudo” foram decisões da emissora. “Basicamente, usei minha memória. Depois, li alguns capítulos para extrair diálogos originais que contextualizassem os personagens da maneira mais fidedigna. E, quando necessário, revia o capítulo para rememorar os fundamentos visuais da novela”, lembra Mauro, que contou com a ajuda da colaboradora Eliana Pace. A série foi produzida no formato de livro de bolso, tendo, em média, 220 páginas cada exemplar. Das cinco obras, segundo Mauro, a mais complicada foi “Vale Tudo”.
“Era final da década de 1980, quando a duração de cada capítulo aumentou em aproximadamente 15 minutos. Isso gerou um número maior de tramas e a própria novela apresentava subtramas resolvidas em uma semana. Como adaptar tudo em, no máximo, 225 páginas?”, indaga o escritor. Um fator que facilitou Mauro foi a proximidade com algumas daspessoas fundamentais em cada projeto. Dos autores, a única com quem não pôde conviver foi Janete Clair, que morreu em 1983, quando ele era um estudante. Mauro mostra muito carinho ao se recordar do contato com Dias Gomes, que começou em 1991. “Eu o conheci por conta do meu mestrado sobre a modernização e a industrialização da telenovela.
Mauro não descarta a possibilidade de colaborar no texto de um folhetim no futuro. “Talvez participar da adaptação de alguma novela ”. A ideia de verter outras novelas para livros também existe.

Coleção Novelas
TÍTULOS: “Selva de Pedra”, “Vale Tudo”, “Roque Santeiro”, “O Bem-Amado” e “Pecado Capital”
REALIZADOR : Mauro Alencar
EDITORA : Globo
PREÇO MÉDIO: R$ 15,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário