segunda-feira, 19 de setembro de 2011

TOP 10: AS MAIORES BILHETERIAS DOS FILMES NACIONAIS (E NOSSAS IMPRESSÕES SOBRE ELAS)

O Outros 300 lista pra você os dez filmes de maior bilheteria da história nacional e aproveita para tecer seus comentários sobre eles. Veja abaixo, tem filme para criança e muito filme de sacanagem, ops, de nudez artistica (mas tem alguns bons também), confira:



10 -
Os trapalhões na Serra Pelada 1982, J.B. Tanko, público de 5.051.963: Nosso décimo colocado abre uma série de filmes dos Trapalhões (são 4 no nosso top 10) que reinaram quase que absolutos no final da década de 70 e na de 80 como os únicos brasileiros a darem bilheterias nos nossos cinemas (fora os filmes estrangeiros, claro). Esse filme em si é legal. Nem dos melhores, nem dos piores.



9 -
Os Trapalhões na Guerra dos Planetas, 1978, J. B. Tanko, público de 5.089.869: Primeiro filme com a presença do Zacarias que entrou para a trupe em 1975. Mesmo assim o careca mais amado do Brasil não conseguiu salvar o filme que, ao contrário do posto abaixo, é um horror. Coitada das crianças da época.


8 -
Os saltimbancos trapalhões 1981, J. B. Tanko, público de 5.218.574 : Melhor filme dos Trapalhões (e não estou puxando saco por ser baseado na peça do Chico Buarque). Estaria num top 10 meu de melhores filmes nacionais. Tudo foi muito legal neste filme. Trilha sonora (claro), interpretação, fotografia e até a direção do canastrão Tanko. Se você quer curtir um humor leve e despretencioso este é o filme.


7 -
2 Filhos de Francisco - A História de Zezé di Camargo e Luciano 2005, Breno Silveira, público de 5.317.949: Filme superestimado que simplesmente conta a estória de uma dupla de cantores que não tem nada de excepcional em suas vidas (ou você acha que narrar a estória de alguém que é pobre e venceu na vida é original?) enfim... Pelo menos a fotografia do filme é linda, em contra ponto você é obrigado várias vezes a ter de ouvir as músicas enjoadas do Zezé e Luciano. Fica a seu critério.

6 - Lúcio Flávio, o passageiro da agonia 1977 Hector Babenco público de 5.401.325: O melhor filme dessa lista. Hector Babenco perfeito na direção, Reginaldo Farias ótimo no papel principal e estória muito, muito, muito interessante. Vale a pena você tentar achar na internet. Show de bola!


5 - O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão 1977, J.B. Tanko, público de 5.786.226 : Inicio de época negra do cinema nacional onde só os filmes dos Trapalhões faziam sucesso. Pelo menos era a época boa dos caras, não havia guerra de egos e o Renato Didi Aragão ainda não se achava o rei da cocada preta. Nem é dos melhores filmes dos Trapalhões.


4 -
Se eu fosse você 2 2009, Daniel Filho, público de 6.137.345: Filme brasileiro, mas como cara de americano. Continuação do grande sucesso de 2006. O filme é engraçado pra caramba, a Glória Pires e o Tony Ramos (principalmente) estavam ótimos, tudo legal. Mas que tinha hora que eu achei que iria aparecer o Mattew McCognery e a Kate Hudson eu achei. Implicância minha. O filme é legal.


3 -
A Dama do Lotação, 1978 , Neville de Almeida, público de 6.509.134 : Mesmíssimo esquema do Dona Flor. Sôniona Braga ainda era sex symbol e o povo não cansava de vê-la nua. Apesar da excepcional direção de de Almeida e da trilha de Chico Buarque o filme é um merda! Uma putaria só do começo ao fim, até para uma adaptação de um Nelson Rodrigues.


2 - Dona Flor e Seus Dois Maridos, 1976, Bruno Barreto, público de 10.735.524: O filme é um clássico! A estória extremamente bem bolada pelo gênio Jorge Amado, mas cá entre nós, só foi esse sucessão todo de público porque o pessoal tava doido pra ver a Sonia Braga (ultra, mega blaster símbolo sexual da época) pelada. Aliás, cenas de nudez dela, e do José Wilker, não faltaram. O filme é legal pra caramba, talvez até entrasse num top 10 de melhores, mas nunca em segundo. Se bem que a Sônia Braga tinha um corpão... Enfim.


1 -
Tropa de Elite 2: o Inimigo agora É Outro 2010, José Padilha, público de 11.192.781: Pede pra sair Dona Flor! Foi assim que o agora Coronel Nascimento (Wagner Moura) enxotou Dona Flor e seus dois maridos do primeiro lugar de filme nacional mais visto da história do país. Pois bem. O filme é indiscutívelmente bom (melhor que o primeiro), mas é superestimado até o último fio de cabelo, fios de cabelo este que os fãs vão arrancar ao ler que eu acho até que, bobear, esse filme não estaria nem num top 10 de melhores filmes feitos aqui por terras tupininquins.


Se você ficou meio horrorizado com esta lista saiba que fugiu de títulos como Lua de Cristal (filme da "soft porn" Xuxa) - 12º lugar, de Contos Eróticos (preciso explicar mais sobre o filme?) - 16º lugar e de Simbad, o marujo trapalhão (também preciso dizer quem é o trapalhão?) - 17º. Definitivamente o brasileiro precisa refinar seu gosto para cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário