quinta-feira, 6 de outubro de 2011

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL: OBRAS DE ESTRANGEIROS SOBRE O BRASIL


Já está aberta, na Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES), em Vitória, a exposição "Viajantes estrangeiros no Brasil, séculos XVII e XIX", que reúne diversas obras do acervo da própria instituição sobre o assunto. A mostra está disponível para visitação até o dia 31 de outubro e a entrada é gratuita.

Com curadoria das bibliotecárias Débora Alice Lopes e Kátia Alvarenga Lima, e do assessor especial da BPES Sérgio Blank, a exposição prioriza viajantes que tenham se preocupado em perpetuar imagens do Brasil da época, por meio das artes plásticas e da fotografia.

Destacam-se Frans Post, que registrou o nordeste brasileiro, inclusive flora e fauna, em suas pinturas seiscentistas, e Jean-Baptiste Debret, que se notabilizou por suas imagens do cotidiano brasileiro, sobretudo no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XIX. Além deles estão presentes outros menos conhecidos, mas não menos importantes, como os artistas Émile Taunay, Thomas Ender, Benjamin Mary, e os fotógrafos Leuzinger, Ferrez e Dietze.

Entre os artistas que estiveram no Espírito Santo, destacam-se os nomes do príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied, com seu texto minucioso e aquarelas; do naturalista Auguste de Saint-Hilaire; do pintor François Biard; e do argentino Carybé, que fez uma viagem ao Estado com Rubem Braga no início de 1950.

Serviço:


Exposição "Viajantes estrangeiros no Brasil, séculos XVII e XIX"
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo
Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá - Vitória
Período de exposição: até o dia 31 de outubro
Horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas
Informações: (27) 3137-9371 ou 3137-9349

Nenhum comentário:

Postar um comentário