terça-feira, 11 de outubro de 2011

DIA RENATO RUSSO


Hoje, dia 11 de outubro, completam-se 15 anos da morte de Renato Manfredini Jr, o Renato Russo. Tempo suficiente para sentirmos a falta que faz para a música brasileira um de seus mais brilhantes compositores e intérpretes.

Para os fãs, o luto que se estende representa um hiato da genialidade do músico. Para a família e amigos, a perda representa a saudade da pessoa, do ente querido. Mas, para todos, a ausência de Renato significa a falta de alguém que diga o que se quer ouvir. Porque assim eram as suas músicas: a palavra certa, na hora exata, do jeito mais sublime.

Nascido no Rio Janeiro, em 1960, Renato nos deixou muito cedo – o que parece ser o destino dos ídolos que se tornam mitos. Nas sua curta passagem, no entanto, nos presenteou com uma extensa lista de músicas marcantes, que foram (e continuam sendo) a trilha sonora de muitas vidas, de muitos amores, de alegrias e dissabores. Sua música continua atual.

Sua história é continuamente recontada. O homem se confunde com o mito e ambos se mantêm no imaginário coletivo. Neste ano Renato foi homenageado de várias formas. Uma campanha publicitária contendo a música Eduardo e Mônica como tema fez grande sucesso e chamou a atenção de quem não conhecia o artista e a banda. Bruce Gromwslev, que interpretou Russo no teatro, voltou com a peça no inicio do ano só para homengeá-lo. Guilherme Lemos, capixaba de Guarapari, e principal cover de Renato ganhou o prémio de melhor imitador da América latina num famoso programa de TV e, com o sucesso, está excursionando pelo Brasil mostrando um pouco de quem era o artista. Logo depois no Rock In Rio um belo show dos parceiros de Legião, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, com momentos emocionantes proporcionados por Herbert Vianna e Dinho Ouro Preto. Além disso dois filmes estão sendo produzido sobre sua vida e obra. Um se chamará "Somos tão jovens" e relata a vida de Renato dos 18 aos 23 anos, enquanto o outro será baseado na música Faroeste Caboclo. Ambos tem previsão de lançamento para o próximo ano. Todas as homenagens são muito merecidas!


Para homengear este grande ídolo, o Outros 300 fez algumas postagens apontando o melhor da carreira deste grande artista. Confira.

Urban Legio Omnia Vincit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário