terça-feira, 11 de outubro de 2011

EXPOSIÇÃO "MODIGLIANI: IMAGENS DE UMA VIDA" NO PALÁCIO ANCHIETA


O Espírito Santo entrou definitivamente no circuito das grandes mostras internacionais e terá a honra de ser o primeiro Estado do Brasil a receber a exposição inédita "Modigliani: Imagens de uma vida", composta por obras do artista italiano Amedeo Modigliani. A mostra gratuita será aberta ao público na próxima terça-feira (18), a partir das 9 horas, e prossegue no Palácio Anchieta até o dia 18 de dezembro.

A exposição conta com 188 obras e traz 12 pinturas em óleo originais, e cinco esculturas em bronze, além de pinturas de outros artistas de sua época, fotografias, documentos, desenhos, telas de amigos e filmes. Todo o acervo vem do Instituto Modigliani, situado em Roma, e foi montado com uma concepção inédita, que irá traçar o panorama da vida e obra de Modigliani.

A mostra percorre a intensa vida parisiense de Amedeo Modigliani e de seus amigos, entre 1906 e 1920, pretendendo assim, mostrar como depois de Toscana, Firenze e Veneza, Paris foi uma escolha inevitável. Esta cidade lhe permitiu estreitar relações com as personalidades mais famosas daquela época - de quem pintou retratos - e realizar o seu sonho.

A obra de Modigliani e de seus amigos serão apresentadas não só cronologicamente, mas também por aproximação temática, como o período dito juvenil - as modelos e amantes que se identificam com as fotos e os retratos do artista - e os anos dedicados à escultura.

A mostra será realizada pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e Educação (Sedu) e Momento Itália Brasil, fato que confirma o comprometimento da atual gestão com a disseminação da cultura para a população capixaba de forma gratuita. Tem como parceiro o Instituto Sincades, e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, Jornal A Gazeta, e Centro Educacional Leonardo Da Vinci. A curadoria é do Museu a Céu Aberto e Modigliani Institut Archives Légales, e organização da Premium Marketing Promocional.

Serviço
Exposição "Modigliani - Imagens de uma vida"
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta - Centro de Vitória
Período: 18 de outubro a 18 de dezembro de 2011
Horário: De terça a sexta-feira - das 9 às 17 horas.
Sábado: das 10 às 17 horas
Domingo: das 10 às 16 horas
Entrada gratuita


Um comentário:

  1. Parabéns às secretarias de cultura e educaçao e ao governo do estado pelo bom trabalho que vêm desenvolvendo. A comunidade agradece!

    ResponderExcluir