quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FILME O PALHAÇO - CRÍTICA

O Palhaço. Brasil, 2011. Direção de Selton Mello.

Com Selton Mello, Paulo José, Moacyr Franco, Teuda Bara, Ferrugem, Fabiana Karla, Jorge Loredo, Danton Mello.

opalhacoposter Estreias: <i>O Palhaço</i>


O primeiro longa como diretor de Selton Mello foi um filme soturno, difícil, trágico, chamado Feliz Natal, que mesmo assim impressionou. Mas é completamente diferente deste novo trabalho, que é mais poético, nostálgico, encantador e muito divertido. É um acerto total este retorno do astro/diretor/corroteirista (com Marcelo Vindicato) à sua terra natal, o interior de Minas Gerais (ele é de Passos, onde parte da filmagem foi realizada).

Ele pinta um retrato atemporal do que seria um cirquinho de interior à moda antiga. Os donos do circo são pai e filho, Benjamin e Valdemar, que formam também a principal dupla de palhaços. Benjamin (Selton), principalmente, não tem identidade, e vive pelas estradas com sua trupe do circo Esperança, mas conhece uma moça e resolve ir atrás dela para viver um sonho.

opalhaco1 Estreias: <i>O Palhaço</i>

Não se pode com esse assunto fugir da influência de Fellini, mas o que deve ser louvado é a brasilidade do resultado (até no uso, ao final, de canções bregas) e a generosidade do diretor em chamar para o elenco figuras (algumas até esquecidas) como Ferrugem e Jorge Loredo, ou apresentadas de forma inusitada, como é o que acontece com o próprio irmão de Selton, Dalton. E principalmente por uma pequena pérola, uma participação em torno de três minutos de Moacyr Franco, que se torna uma obra-prima de como se contar uma historinha dentro de um filme. Por que custaram tanto a reconhecer este grande ator?

Ovacionado no Festival de Paulínia, votado como melhor coadjuvante, Moacyr é, na sua idade, uma revelação para muitos.

Não dá para esquecer também do grande Paulo José que, para mim, sempre foi o mais cinematográfico de nossos atores, que não se deixa abalar pela doença e continua maravilhoso em papel que fora inicialmente destinado a Francisco Cuoco.

opalhaco2 Estreias: <i>O Palhaço</i>

O que dizer mais de O Palhaço? Poderia encher páginas só elogiando e procurando reproduzir o encanto que o filme conjura. Mas é melhor simplesmente recomendá-lo com entusiasmo.

3 comentários:

  1. Fui assistir ao filme "O palhaço". História interessante, mas muito mal construída. Sinto ter que discordar de pessoas que o acharam bem feito. Algumas cenas engraçadas salvam o filme, mas o drama do palhaço é contado de forma superficial e deixa muito a desejar para ser considerado um bom filme. Parabéns à interpretação de Paulo José.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei decepcionado com o filme, pois, criei grande expectativa por conta dos trabalhos anteriores de Selton, mas achei que para uma comédia estava pouco engraçada e para um drama estava pouco emotiva. Muito fraco!

    ResponderExcluir
  3. vou ver o filme amanha :) :(

    ResponderExcluir