sábado, 29 de outubro de 2011

CLÁSSICOS DO ROCK: 40 ANOS DO ÁLBUM "AQUALUNG", DO JETHRO TULL

“Aqualung” é o quarto álbum de estúdio da banda britânica Jethro Tull. É mais conhecido por sua faixa-título. Chegou à 7ª colocação das paradas de álbuns pop da Billboard. O single "Hymn 43" ficou em 91° lugar nas paradas de singles pop da mesma publicação.

O primeiro lado do LP contém uma série de temas com seis personagens, incluindo indivíduos de reputação questionável (o personagem-título "Aqualung" e "Cross-Eyed Mary") e duas passagens autobiográficas, incluindo "Cheap Day Return", composta por Ian Anderson quando retornava de uma visita a seu pai, então seriamente doente. A mensagem contida nas letras do lado-B são em geral descritas como "pró-Deus, mas antiigreja", e afirmam que a religião organizada pode na verdade restringir o relacionamento de uma pessoa com seu Deus, ao invés de melhorá-lo. Em uma entrevista lançada em Aqualung Live (2005) Anderson refutou as especulações de que este seria um álbum conceitual.

“Aqualung” está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Lançado originalmente em 1971, o álbum Aqualung é o mais aclamado na discografia do Jethro Tull. Esse ano, o disco está completando 40 anos. É um clássico indiscutível do rock.

Em comemoração aos 40 anos do álbum, será lançado o box set Aqualung – 40th Anniversary Collector’s Edition, que inclui:

- Livro de 48 páginas capa dura com encarte e uma entrevista com Ian, e com o engenheiro de som John Burns, memórias de membros da banda, fotos raras, e notas sobre as novas mixagens.

- LP 180 gramas

- CD duplo, DVD e Blu-ray, incluindo vários materiais inéditos, uma nova remixagem, mix Quad original 95.1 DTS e Dolby Digital Surround.

- A “edição especial”, incluindo apenas os dois CDs também estará disponível nos EUA e UK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário