domingo, 27 de novembro de 2011

BANDA CAPIXABA TABACARANA LANÇA 1ª ÁLBUM


Quase um mês após o retorno da turnê na Europa, a banda Tabacarana começa a movimentar o lançamento do CD "Virei no Samba - Europe Tour Edition". O disco de 10 faixas, produzido em Vitória, foi o cartão de visita do trio durante sua turnê de quase dois meses pela França, Espanha e Inglaterra.

"A gente se inspirou em outros artistas como Seu Jorge, que fazem lançamento fora do país e depois voltam para lançar aqui. Tivemos a oportunidade e pensamos por que não? Vamos fazer o lançamento lá fora e saber a recepção da galera estrangeira e depois lançamos em Vitória".

"Virei no Samba" é o primeiro disco da carreira do trio. Segundo Rabujah, o convite da viagem interferiu na seleção do repertório do disco. O CD já estava em processo de produção quando surgiram os convites para participar dos festivais europeus e isso os fez pensar no que gravar.

"A gente se preparou para fazer o disco e quando estávamos prestes a gravar surgiu o convite para participar de alguns festivais na Europa e a gente começou a preparar o material para a turnê. A princípio pensamos: 'os caras (europeus) não conhecem nada, então a gente pode tocar o que quiser'. Quando, na verdade, lá vimos que eles tem um conhecimento de música brasileira", conta.

O disco leva o nome da primeira faixa. "Virei no samba" é de autoria do poeta Delor da Costa (letra) e do próprio Juliano. Ela conta a história de um homem que caiu no samba e no dia seguinte foi flagrado no trabalho pelo chefe, ainda com "resquícios" da noite anterior, e acaba se dando mal.

O resultado do que foi apresentado agradou os europeus. Tanto que os contatos feitos com os produtores após apresentações garantem um retorno da banda ao Velho Mundo. "Foi uma experiência sem igual: você poder compartilhar com outros músicos estrangeiros e brasileiros que moram fora é muito enriquecedor. Acabamos conhecendo pessoas muito boas, no sentido de abrir oportunidade de voltar na Europa, lançar o segundo disco e fazer uma turnê novamente", conta Juliano Rabujah, vocalista da banda.

O "Virei No Samba - Europe Tour Edition" teve a arte desenvolvida pelo designer cachoeirense Isac Pena, inspirada na faixa título do CD. Além da música, a capa também fez menção aos principais símbolos do "velho mundo", por onde a banda passou.

A produção do disco ficou a cargo do estúdio Feito a Mão e teve produção musical de Rodolfo Simor e engenharia de áudio de Raphael Herdy. Segundo Juliano, a distribuição será realizada virtualmente. "A princípio estamos segurando um pouco. Mas, materializar o disco não vai ser uma ideia tão interessante como foi lá fora. Na Europa, o disco era nosso cartão de visita. Aqui no Brasil, será lançado no formato eletrônico (myspace, palco mp3, soundcloud). A gente sabe que essa é a melhor estratégia para chegar no ouvido de quem gosta de música independente", conta.

O lançamento oficial deve acontecer ainda em dezembro. De acordo com Rabujah, o trio pensa em realizar uma festa em Vitória. "Queremos organizar o lançamento formalmente aqui numa coisa maior. Normalmente, em Vitória, os artistas fazem lançamentos de disco em teatro. Queríamos muito esse glamour, mas a gente faz um som de pista, para dançar. Então estamos pensando num projeto maior e audacioso de fazer uma coisa que possa envolver a noitada para a galera curtir e dançar o som do Tabacarana", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário