segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"GRIMM" UMA SÉRIE DE CONTO DE FADAS PARA ADULTOS

Poster do seriado Grimm - Editoria: Caderno Dois - Foto: Divulgação
Em "Grimm", contos infantis se misturam a realidade adulta

Os contos de fada estão novamente em alta. Após o sucesso da animação "Enrolados",que no ano passado recriou a clássica história de Rapunzel, 2011 tem visto vários remakes de clássicos saírem do papel. Primeiro foi o suspense "A Garota da Capa Vermelha", que deu um ar "crepuscular" à história de Chapeuzinho Vermelho. Agora, é a vez de o seriado "Grimm", que estreia HOJE, às 21h, no Universal Channel, misturar os contos aos dramas policiais.

"Grimm" não é uma refilmagem, mas traz para os dias atuais as obras dos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm, autores de contos como "Branca de Neve", "A Bela Adormecida", "Cinderela" e "João e Maria", entre outros. Na história, Nick Burkhardt (David Giuntoli) é um detetive de homicídios que passa a ver coisas estranhas e descobre ser um dos últimos descendentes da linhagem dos Grimm, uma família com a obrigação de defender o mundo das criaturas que seus ancestrais relataram em histórias infantis.

No episódio que será exibido hoje, um misterioso assassino mata jovens com casacos vermelhos. Ao se aprofundar na investigação, Nick conhece Eddie Monroe (Silas Weir Mithcell), um "blatbud", ou "lobo mau", como sua espécie ficou conhecida. Eddie deixou para trás seus dias de crueldade e hoje passa o tempo consertando relógios, mas ainda morre de medo dos Grimm.

Assim, Nick, com a sempre bem-vinda ajuda de Eddie, que funciona como uma espécie de "Grimmopédia", resolve crimes ligados ao fantasioso mundo dos Grimm, enquanto o detetive ainda tem que lidar com os Ceifadores, uma organização que trabalha para extinguir sua família.

Influências
A intenção dos criadores (os mesmos de "Buffy" e "Angel") é clara: transformar "Grimm" em um novo "Supernatural". Para isso, os episódios abusam dos efeitos especiais de gosto duvidoso e das influências de outras obras.

O clima sombrio do seriado dos irmãos Winchester é praticamente transportado para "Grimm", o que não é um demérito. "Constantine" (2005), filme de Francis Lawrence, é outro a emprestar características. Também é possível notar influências de seriados que passam longe dos temas fantasiosos. A urgência dos episódios, por exemplo, lembra o clima do remake de "Hawaii 5-0" (exibido no Brasil pelo canal Liv).

Os primeiros episódios derrapam um pouco (como a música que não para de tocar em um iPod e a "importância" dela para a trama), mas "Grimm" tem potencial. Foi confiando nisso que o canal NBC já encomendou uma temporada completa para a série, que terá 22 episódios para mostrar a que veio.

Outras releituras que o Outros 300 recomenda:

A Garota da Capa Vermelha (2011) - De Catherine Hardwicke
A produção recrutou até uma diretora da saga "Crepúsculo", mas não conseguiu fazer o filme decolar. Na história, uma menina dividida entre dois amores, que adora usar uma capa vermelha, vê seu irmão ser morto por um lobisomem. Um famoso caçador é chamado para matar a besta. Dispensável.

Mirror, Mirror -De Tarsem Singh
Ainda sem título em português, o filme é estrelado por Lily Collins, como a Branca de Neve (acima). A produção conta ainda com Julia Roberts, como a Rainha Má, que domina o reino e passa a atormentar a vida de todos seus habitantes. A heroína precisa, então, se juntar a sete anões dispostos a lutar por seus direitos. Com estreia prevista para março, o filme é descrito como uma aventura cômica.

Jack the Giant Killer - De Bryan Singer
Com estreia agendada para junho, o filme é uma das grandes apostas do verão nos EUA. O filme se passa no universo de "João e o Pé de Feijão". A história envolve o jovem fazendeiro Jack, enviado pelo reino à terra dos gigantes para resgatar a princesa raptada, após os gigantes descumprirem o acordo de paz entre as raças. No elenco, estão Ewan McGregor, Stanley Tucci, Bill Nighy e Nicholas Hoult.

Atriz Lilly Collins como a Branca de Neve - Editoria: Caderno Dois - Foto: Matthew Rolston
Branca de Neve e o Caçador - De Rupert Sanders
No filme de estreia do diretor, a história da Branca de Neve ganha ares de aventura. Com Kristen Stewart ("Crepúsculo") no papel principal, o longa traz também Chris Hemsworth ("Thor"), como o caçador, e Charlize Theron, como a Rainha Má. A previsão de estreia é para junho de 2012.

Trailer da série

Nenhum comentário:

Postar um comentário