quinta-feira, 24 de novembro de 2011

IX CAMINHADA NOTURNA DOS ZUMBIS COMTEMPORÂNEOS


No próximo fim de semana, andarilhos vão reviver os passos dos escravizados que após a Revolta de Queimado se instalaram nos municípios de Cariacica, Viana, Serra, Vila Velha, Santa Leopoldina e Vitória. A caminhada terá início à meia-noite, saindo de Cariacica-Sede com destino a Santa Leopoldina.

A IX Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos será realizada de sábado, 26, para domingo, 27. O evento sairá à meia-noite do Centro Histórico, em Cariacica-Sede, com destino à comunidade quilombola de Retiro, em Santa Leopoldina.

Segundo o assessor da Igualdade Racial, Edison Francisco Monteiro, o intuito da caminhada é dar visibilidade à comunidade quilombola de Retiro. “Também vamos reviver os passos dos escravizados ancestrais que saíram da Revolta de Queimado e se instalaram em Araçatiba (Viana), Barra do Jucu (Vila Velha), Roda D’Água (Cariacica), Goiabeiras (Vitória) e Retiro (Santa Leopoldina)”, comenta.

Edison explica que Retiro foi o primeiro local a realizar uma pesquisa antropológica. “Por meio deste projeto recebeu a intitulação da terra quilombola entregue pelo então Presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2010”, explica.

A caminhada acontece desde 2003 e cerca de 2.000 pessoas de todo o Brasil, da Alemanha, de Portugal e do continente da África do Sul já participaram do evento que foi instituído no calendário oficial municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário