quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"MOSTRA COMMEDIA ALL’ITALIANA" NO CINE JARDINS


Aconterá no Cine Jardins a “MOSTRA COMMEDIA ALL’ITALIANA”, que contatá com belos filmes italianos. Grandes diretores desse excelente cinema estão na lista. Confira os filmes:

PÃO, AMOR E FANTASIA (dir. Luigi Comencini, 1953 – 86 min.)

Enviado para um vilarejo nas montanhas da Itália, Antonio Carotenuto, comandante de um batalhão de carabinieri deseja ter a sensual camponesa Mariella como sua noiva, sem saber que ela já está apaixonada por um dos seus subordinados. Enquanto isso, Annarela, parteira do vilarejo, começa a demonstrar seu interesse pelo comandante.

A GRANDE GUERRA (dir. Mario Monicelli, 1959 – 131 min.)

Oreste Jacovacci e Giovanni Busacca se conhecem durante a chamada para a Primeira Guerra Mundial. Mesmo tendo personalidades diferentes, unem-se no que diz respeito à sua falta de idealismo e no seu desejo de evitar qualquer perigo para sairem da guerra intactos. Eles, um grupo de civis e outros soldados passam por uma série de situações e treinamentos, até serem nomeados mensageiros e entrarem em contato direto com os inimigos.

ONTEM, HOJE E AMANHÃ (dir. Vittorio de Sica, 1963 – 111 min.)

Três histórias sobre três diferentes mulheres e o homem que amam. Em Nápoles, Adelina é casada com Carmine e foi presa por contrabandear cigarros, mas descobre que não pode ir para a cadeia enquanto estiver grávida. Alguns anos e sete filhos depois, Carmine está impotente e a cadeia parece inevitável. Em Milão, Anna dirige um Rolls Royce e está aborrecida ao lado de seu amante. O casal discute e troca palavras hilariantes passando por uma série de contratempos. Mara é uma garota de programa cujo encontro com o ansioso Augusto a todo instante é "interrompido" pelo vizinho, um seminarista cujo compromisso com a castidade está estremecido desde o momento em que a conheceu.

FALAM-ME DE MULHERES (dir. Ettore Scola, 1964 – 94 min.)

Uma reunião de nove episódios curtos sobre, como o próprio título já aponta, a relação com as mulheres do ponto de vista masculino. Vittorio Gassman se desdobra enquanto ator e encarna os mais diversos tipos de estereótipos masculinos: o viril e pobre trabalhador das ruas, o tímido irmão mais velho, o galanteador e mulherengo namorado, o filho ainda obediente à mãe, dentre outros. Primeiro filme dirigido por Ettore Scola.

EU, EU, EU... E OS OUTROS (dir. Alessandro Blasetti, 1966 – 100 min.)

Sandro é jornalista e conduz uma pesquisa sobre o egoísmo humano. Todo homem e mulher que conhece é adequado ao seu tema de pesquisa. Pouco a pouco, Sandro se identifica com as pessoas que conhece e a acusação feita contra os humanos se transforma numa espécie de confissão.

CONFUSÕES À ITALIANA (dir. Pietro Germi, 1966 – 115 min.)

Três histórias. Um homem confessa e pede segredo sobre sua impotência sexual para um médico amigo, mas é traído. Um funcionário de banco, depois de uma tumultuada relação com uma garçonete, volta a ficar solteiro. Adultos exploram a ingenuidade de uma garota de sua vizinhança e se deparam com o pai da mesma como obstáculo.

NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO (dir. Ettore Scola, 1974 – 119 min.)

Trinta anos na história da Itália (1945-1965) e as mudanças na vida de três grandes amigos: Gianni, Antonio e Nicola. Da resistência à ocupação nazista ao engajamento político nos anos 60, acompanhamos as aventuras, desventuras e desilusões amorosas de uma geração que sonhava em mudar o mundo.

FEIOS, SUJOS E MALVADOS (dir. Ettore Scola, 1976 – 111 min.)

Quatro gerações de uma família vivem amontoadas em um pequeno barraco situado em um pobre bairro do centro de Roma. Devido a um acidente, o atordoante patriarca da família possui uma fortuna, devidamente escondida do resto de sua família. Após muitas confusões, uma decisão é tomada: matá-lo e fazer uso de sua exorbitante quantia.

SENHORAS E SENHORES, BOA NOITE (dir. Ettore Scola, Luigi Comencini, Luigi Magni, Mario Monicelli e Nanni Loy, 1976 – 112 min.)

Sátiras no formato de episódios acerca da situação política e social da Itália durante a década de 1970. Diferente dos outros filmes baseados em episódios exibidos na mostra, este apresenta um formato orgânico, como se estivéssemos a assistir um programa de televisão. Os episódios dados, portanto, são no formato de comerciais ou de programas do fictício canal TG3, como o telejornal apresentado por Paolo T. Fiume. Outra diferença importante é a questão da assinatura: não está explícito nos créditos do filme qual diretor dirigiu qual trecho do filme, dando um caráter ainda mais "coletivo" a esta obra. Tópicos como a problematização do inglês enquanto "língua universal", a religião, a pobreza, o sexo e desmoralização dos militares tem destaque.

MOSTRA COMMEDIA ALL’ITALIANA

25 de Novembro a 01 de Dezembro.

Cine Jardins (Shopping Jardins). Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262 Jardim da Penha, Vitória/ES, CEP 29.016-120. (27) 3026-8099 (14h-21h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário