quarta-feira, 16 de novembro de 2011

TOP 10: OS MELHORES FILMES ADAPTADOS DE HQ'S

Aproveitando o post anterior o Outros 300elege os dez melhores filmes originados dos HQ's. Vale salientar que a presença da saga dos filmes dos X mens será uma constante uma vez que é a minha favorita. Aliás, este foi o critério, a predileção dos blogueiros, portanto não fique muito contrariado se seu filme favorito não está bem posicionado ou nem está nesta lista. Confira abaixo o top 10, discorde, concorde, divirta-se:



10º) Blade

O primeirão. Este obscuro personagem da Marvel Comics foi o responsável direto pela enxurrada de produções que acontecem atualmente. Foi uma espécie de “Será que a gente consegue ganhar dinheiro com essa coisa?”. Antes de ser preso por não pagar seus impostos, Wesley Snipes encarnou o daywalker Blade e detonou um zilhão de vampiros. Inaugurou o nicho de produções envolvendo HQ's.Teve duas continuações, que infelizmente, foram mais fracas uma que a outra.

9º) Batman

Se você era vivo na década de 90, não pôde escapar da Batmania. Por todos os lados via-se o símbolo do morcego.O filme dirigido por Tim Burton teve como destaque a atuação de Jack Nicholson (até a interpretação de Headh Leadger) como o melhor Coringa já feito. Teve três continuações, uma mais ou menos e duas horríveis.

8º) X-Men

Depois de Blade, a Marvel tinha que colocar algum medalhão nas telonas pra ver se o seu projeto cinematográfico vingava. Os escolhidos foram os mutantes. Com bons atores, um diretor competente e uma grande revelação, o ator Hugh Jackman, o filme foi um sucesso estupendo de bilheteria. Menção honrosa para Louise Mingenbach, figurinista que poupou os heróis de seus horrorosos, colantes e coloridos uniformes de lycra, substituídos por elegantíssimos trajes negros de couro. Inaugurou uma das melhores séries de filmes de ação. Nota 10!

7º) Homem-Aranha

A Marvel já sabia que poderia fazer seus heróis serem lucrativos, mas ainda faltava o principal herói da editora. O diretor Sam Raimi, um apaixonado por quadrinhos e pelo Aranha, conseguiu traduzir para o filme, tudo aquilo que víamos no papel, deixando satisfeitos fãs e não fãs. Apesar do uniforme esquisito criado para o Duende Verde, o filme é muito bem feito e não decepciona.

6º) Corpo fechado
Um roteiro original que bebe na fonte dos super-heróis clássicos. Um loser americano médio descobre da noite para o dia que tem super-poderes. Com a ajuda do filho, decide combater o crime, mas será que o Sr. Vidro deixará? Bruce Willis e Samuel L. Jackson estrelam este filme sobre um herói que não usa uniforme, mas tem que sair com sua capa de chuva, a única proteção contra sua maior fraqueza.


5º) Homem de ferro

A Marvel já tinha conseguido sucessos com X-Men pela Fox e Homem-Aranha pela Sony, mas ainda faltava o passo definitivo: produzir, realizar e distribuir seus próprios filmes. O Homem de Ferro foi o escolhido. O filme não é espetacular, mas o diretor Jon Fraveau soube dosar muito bem ação e diversão, conseguiu uma bilheteria muito boa e abriu caminho para Homem de Ferro 2 e 3, O Incrível Hulk, Thor, Capitão América e o sonho de todo marvete: o filme dos Vingadores.

4º) Homem aranha

Apesar do excelente primeiro filme, o Homem-Aranha ainda não tinha enfrentado um vilão decente. Tudo mudou nesta segunda aventura. O Dr. Octopus interpretado pelo subestimado Alfred Molina, rouba a cena e transforma este filme no melhor do Aranha.

3º) X men 2

O primeiro foi para apresentar os mutantes. O segundo mostra porque eles precisam defenderseus pares e a humanidade. A cena inicial, com o mutante Noturno invadindo a Casa Branca, dá a tônica do filme, ação do começo ao fim, costurada por uma conspiração para acabar com todos os mutantes da Terra. São meus heróis e franquias favoritos.

2º) X-men – Primeira classe

Excelente filme que foca o inicio da amizade de Charles Xavier e Erik Lehnsherr (Magneto). Ambos se conhecem na faculdade e logo nutrem uma grande amizade e respeito só abalada pelos ideiais sobre a causa mutante que cada um tem. O filme foca os relacionamentos humanos e, apesar de ser de ação, tem um roteiro inteligente e maduro. Filmasso!

1º) Batman: O cavaleiro das trevas

Se você ainda não assistiu, esqueça que é um filme do Batman e assista. Você verá o melhor filme do Batman até o momento. Um roteiro inteligente, cenas de ação surpreendentes e uma atuação magnífica de Heath Ledger como Coringa, que infelizmente morreu após as filmagens, fazem deste um excelente filme. Não deixe seus filhos pequenos assistirem. O filme é de super-herói, mas é para adultos.


Vale apontar algumas outras produções que mais estavam para o humor do que para a ação como os recentes Thor, Conan, e Lanterna Verde, por exemplo. Deixei de fora os filmes de Superman e Capitão América porque esses simbolismos americanos não me caem muito bem. E ai? Esqueci alguém? Cometi alguma injustiça? Comentem abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário