terça-feira, 8 de novembro de 2011

TOP 10: OS MELHORES LIVROS SOBRE FUTEBOL

Hoje fiz um post sobre dois lançamentos literários narrando as estórias de Pelé e Zico. Com isso veio-me a cabeça: Porque não fazer um top 10 com a maior paixão do brasileiro? O futebol. Com isso fui atrás do gênero e me deparei com várias obras. Se você é um apaixonado por futebol e por literatura veja abaixo. Tem livros de todos os estilos e conteúdos, contudo, com um ponto em comum: O amor pela gorduchinha.



10 -Futebol ao sol e à sombra, de Eduardo Galeano

Talvez a maior declaração de amor ao futebol já escrita. É para ficar arrepiado a cada página. O uruguaio Galeano tem mágica nas palavras, e enxerga o jogo com a beleza e com a poesia que faz muito tempo estão em falta nos campos de futebol (excetuando-se, naturalmente, o time do Barcelona). Contando casos curiosos e intercalando-os com sua opinião a respeito do jogo, Galeano nos conduz pela história futebolística de nossa época. Em uma palavra? Comovente.

9 - A dança dos deuses, de Hilário Franco Júnior, Companhia das Letras.

O livro é grande (433 páginas) e fascinante. O autor, professor de história da USP, faz uma leitura paralela entre futebol e história, futebol e sociologia, futebol e antropologia, futebol e religião. Parece cabeçudo, mas fica longe disso. A leitura é fácil e flui fácil porque é recheada de exemplos curiosos e verdadeiros que envolvem partidas históricas.

8 - O Império do contra-ataque, de Jorge Visintainer e Van Hingo, Editora Sulina

Os autores, gaúchos e gremistas, lançaram o livro em 1989, com tiragem tímida e sem preocupações artísticas. Logo na orelha, a falta de apego ao cada dia mais chato conceito do politicamente correto: “Este é um livro de guerra. Não propriamente de Guerra nas Estrelas, embora Obi Wan Kenobi não ficasse mal no papel de Sebastião Lazzaroni”. E o livro segue com essa pegada, como quando fala do mandamento do ídolo maior dos autores, Renato Gaúcho: “Não treinarás segunda-feira”, ou a afirmação de que Pelé não estava contundido na Copa de 66. É, acima de tudo, divertido e irreverente.

7 -Febre de bola, de Nick Hornby, Rocco

Em forma de romance, o autor faz uma espécie de biografia tomando como linha do tempo a trajetória do Arsenal, seu time. Só quem ama futebol pode entender algumas das atitudes aparentemente estúpidas de Hornby, como ter metido em um taxi a namorada que desmaiou durante um jogo do Arsenal, e voltado para ver o final da partida. Nenhum outro livro conseguiu captar com tanta precisão a abestalhada paixão do torcedor pelo jogo. E Febre de Bola, Fever Pitch no original, conseguiu outra proeza: foi adaptado e virou filme hollywoodiano, com resultado (dizem, pois não vi) altamente satisfatório: Amor em Jogo (quem sabe vira post?), com Jimmy Fallon e Drew Barrymore.

6 - Como o futebol explica o mundo, de Franklin Foer, Jorge Zahar Editor.

O autor, um americano, cresceu fascinado pelo “soccer”, característica já levemente estranha em seu país. Quando entendeu que não teria talento para seguir como jogador, resolveu que sairia pelo mundo misturando-se às mais variadas torcidas para entender suas características e, nessa viagem, as características do jogo hoje. Irã, Itália, Brasil e muitos outros lugares são cenários deste livro, interessante e educativo.

5 - Soccernomics, de Simon Kuper e Stefan Szymanski, Editora Tinta Negra

Dois ingleses revelam ao mundo, através de bases estatísticas, boas teorias sobre algumas verdades futebolísticas: por que a Inglaterra perde, Alemanha e Brasil ganham e países como Estados Unidos, Japão e Turquia estão destinados e se tornar os maiores nos próximos anos. O livro pode ficar cabeçudo aqui e ali, mas ainda assim vale muito. Você nunca mais verá o futebol da mesma forma.

4 - 1000 Perguntas Sobre Futebol

Você é fanático por futebol? Então, prepare-se para testar todos os seus conhecimentos. No livro "1.000 Perguntas sobre Futebol", você encontrará perguntas sobre Copas do Mundo, campeonatos nacionais e estrangeiros, craques do passado e do presente, e times de todo o planeta. Um super quiz com questões que colocarão à prova sua paixão futebolística. Confira algumas delas: Pelé jogou nos Estados Unidos entre 1975 e 1977. Qual era o seu time? De que Estado é o time do ABC? Qual era o nome da música que o lateral-esquerdo Júnior gravou antes da Copa de 1982? Um ótimo livro para testar seus amigos e toda a família. Mas fique atento: quem sabe, não chuta!

3 - As maiores seleções brasileiras de todos os tempos, Milton Leite, Editora Contexto

A editora Contexto lançou recentemente uma série divertida que pretende comentar os maiores de todos os tempos. As Maiores Seleções e os Maiores Técnicos, de Milton Leite e Mauricio Noriega respectivamente, são dois desses livros, que, para amantes do jogo, devem ser adquiridos e colocados na prateleira. Tem também os maiores volantes (Sidney Garambone), As Maiores Seleções Estrangeiras (Mauro Beting) e os maiores camisas 10 (Marcelo Barreto). Recomendo todos.

2 - Fluminense, a breve e curiosa história de uma máquina de jogar bola, de Nelson Motta, Ediouro

Com um blogueiro tricolor roxo, ou melhor, tricolor vermelho, verde e branco, não poderia, naturalmente, faltar um livro sobre o Fluminense. O livro conta uma das mais fascinantes histórias do futebol, a da máquina tricolor. Escrete montado por Francisco Horta, que contratou Rivelino, então no Corinthians, e construiu uma seleção tricolor. A história da invasão corintiana em 76 e os bastidores das negociações entre Horta e Vicente Matheus valeriam a obra. Mas o livro de Nelson Motta é muito mais do que isso porque resgata com comovente precisão uma época em que o futebol era apenas rivalidade e não inimizade ou pancadaria. Tocante e inspirador.

1 - Qualquer livro que reúna crônicas de Nelson Rodrigues

Talvez o mundo não veja outro cronista como ele. A Agir vem relançando nos últimos anos a obra desse craque com acabamento impecável e moderno. Alguns dos livros reúnem crônicas esportivas do mestre Nelson e, para quem é apaixonado pelo futebol, são obrigatórios.


Um comentário: