quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UFES LANÇA 18 LIVROS DAS MAIS DIVERSAS ÁREAS

Livro A Invenção do Original via Tradução, de Lillian DePaula. Foto: Divulgação

Livros como o "A invenção do original via tradução, pseudotradução e autotradução" foram lançados pela Edufes essa semana

A Editora da Ufes (Edufes) promoveu o lançamento de 18 novos títulos produzidos por professores de todos os centros da universidade. Os livros abrangem temáticas como literatura, história, economia, artes plásticas, educação e matemática.

Nas publicações, destaca-se a reunião dos ensaios publicados no Prêmio Ufes de Teoria e Crítica Literária do ano passado. Com título homônimo, os textos contidos no livro foram selecionados por professores doutores do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade e dialogam a respeito de temas variados, como histórias literárias e o teatro brasileiro na ditadura.

Destaque
Entre as coletâneas, a lista de lançamentos também inclui a obra "O Testemunho na Literatura: Representações de Genocídios, Ditaduras e Outras Violências", de Willberth Salgueiro. Trata-se de uma reunião de ensaios em torno do testemunho e de como o ato de testemunhar se faz presente na literatura e na cultura brasileira, a partir da análise de obras de poetas como João Cabral e Ferreira Gullar, além da incursão de textos dos estrangeiros José Saramago e Art Spiegelman.

Lista dos títulos:

Apresentação à Economia - Um guia para o exercício da cidadania no capitalismo, de Robson Antonio Grassi, 378 páginas, Edufes.

Esporte em Democracia - Gênese do Político, de Máuri de Carvalho, 315 páginas, Edufes.
No livro "Esporte em Democracia: gênese do político", o autor reporta que a propaganda massiva subliminarmente grafada nos mais diversos currículos escolares,produz seqüelas irreparáveis.

Prêmio Ufes de Teoria e Crítica Literária - org. Edufes, 364 páginas.
Os nove ensaios publicados nessa edição, foram selecionados pelas comissões julgadoras compostas por professores doutores do Programa de Pós-Graduação em Letras, e vão desde reflexões teóricas (acerca das histórias literárias, por exemplo) e historiográficas (sobre o teatro brasileiro na ditadura) a análises e interpretações de textos de vários autores.

Negro de Fumo: Pó de Sapato, Didico,175 páginas, Edufes.
O bloco de anotações diversas do artista, que o acompanhava onde quer que estivesse, deu origem o livro Negro de Fumo: Pó de Sapato. Trata-se de uma obra na qual a experiência com a imagem e a palavra constitui-se através do hibridismo entre essas duas formas de comunicação essenciais do ser humano.

O Uso da Linguagem "R" Para Cálculos de estatística Básica, Valdério Anselmo Reisen e Alyne Neves Silva, 13 páginas, Edufes.
O livro descreve de forma simplificada o funcionamento básico do ambiente "R" para usuários iniciantes, alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas de conhecimento.

Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação no Brasil - Volume VI - O Ensino de História da Educação, Org. Marta Maria Chagas de Carvalho e Décio Gatti Júnior, 405 páginas, Edufes.
O sexto volume da coleção Horizontes da Pesquisa em História da educação no Brasil reúne doze trabalhos, realizados por quatorze autores, vinculados a diferentes instituições do Brasil e do exterior.

Volume VII - História da Profissão Docente no Brasil, Org. Regina Helena Silva Simões, Rosa Lydia Teixeira Correa e Ana Walesca Pollo Campos Mendonça, 316 páginas, Edufes.
Esse volume reúne artigos que tratam das especificidades dos processos históricos de constituição da profissão docente, nas diferentes regiões do Brasil.

Volume VIII - História da Educação e da Assistência à Infância no Brasil, Org. Luciano Mendes de faria Filho e Vânia Carvalho de Araújo, 270 páginas, Edufes.
A partir de múltiplos enfoques e abordando temáticas diferenciadas, os textos reunidos nesse volume colocam em cena representações e práticas sobre a infância brasileira, com a participação de pesquisadores de diferentes instituições do Brasil.

Volume IX - Gênero, Etnia e Movimentos Sociais na História da Educação, org. Sebastião Pimentel Franco, e Nicanor Palhares Sá, 312 páginas, Edufes.

Volume X - Intelectuais e História da educação no Brasil: Poder, Cultura e Políticas, org. por Juçara Luzia Leite e Claudia Alves, 368 páginas, Edufes.

Livro No limite entre a memória e a história. A poesia. Foto: Divulgação


No Limite entre a memória e a história: a poesia, de Jurema Oliveira.

O Testemunho na literatura: representações de genocídios, ditaduras e outras violências, de Willberth Salgueiro, 243 páginas, Edufes.
A coletânea de textos publicados nessa obra, é um ensaio em torno do tema teórico maior - o testemunho, e de como essa perspectiva testemunhal se faz presente, sobretudo, na literatura e na cultura brasileira a partir de análises de obras dos poetas João Cabral, Ferreira Gullar, cacaso, entre outro, além de incursões em textos de autores como o português José Saramago, o sueco Art Spiegelman e o italiano Primo Levi.
O Trabalho Docente e Poder de Agir: clínica da atividade, devires e análises, Dulcinea S. Rosemberg, Maria Elizabeth B. de Barros e Jair R. Filho. 191 páginas, Edufes.
A coletânea de textos publicados neste livro é o resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores, sobre a saúde do trabalhador.
Expansão Urbana, Segregação e Violência: um estudo sobre a região metropolitana da Grande Vitória, Rossana Mattos.
O livro teve como estímulo um conjunto de fenômenos sociais que têm sido a marca do final do século XX e início do século XXI.

Processos Estocásticos e Aplicações, Ion Serbanoiu
Este livro tem como propósito apresentar aos estudantes de disciplinas científicas, bem como profissionais dessa área, ferramentas das probabilidades comumente utilizadas pelas empresas e pelos governos.

Visões Sobre a Cidade: a Grande Vtória em textos e imagens, Tarcísio Bahia de Andrade, 114 páginas, Edufes.
O livro reúne vários artigos de Tarcisio, publicados nos jornais de Vitória nos últimos dez anos, além de um texto inédito, revelando importantes discussões sobre temas da arquitetura e urbanismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário