quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

6 MESES - BLOG CULTURAL OUTROS 300: CARA A CARA

SANDRO BAHIENSE


Escrever neste blog é, antes de mais nada, um grande prazer. Cada vez que digito cada palavra em uma postagem é como se estivesse numa roda de bar discutindo animadamente sobre determinado filme ou música, só que, sempre, com o dom da opinião final. Que poder.

Sou eclético pra caramba, então não se assustem com as diferenças que encontrarão em meus gostos.

Minhas músicas favoritas

1º Como nossos pais – Elis Regina = Elis a maior cantora do mundo e Belchior (compositor da canção) em um momento de gênio.

2º One – U2 = Minha banda internacional favorita (tirando os Beatles que não conta né). Bono mandou muito bem nessa composição.

3º Something – Beatles = Sem sacanagem, me arrepio todas as vezes que ouso essa música. Something é, desculpe a expressão, foda!

4º Há tempos – Legião Urbana = Escolher só uma da Legião é como escolher qual é o filho favorito pra mim. Então... Meu filho favorito é Há tempos.

5º Syntetic world – Swamp Dogg = Essa é bem desconhecida. Esse artista era de black music dos 60. Música favorita de meu finado pai e minha também. Ouvíamos muito juntos. Saudade!

Meus livros favoritos

1º Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis = Pra mim o maior e melhor livro de literatura do mundo! Para a época a ideia do livro foi genial!

2º 1984 – George Orwell = Um livro extraordinário de um futuro que já passou, mas que ainda é muito presente. Não entendeu? Leia o livro que você vai compreender melhor.

3º Feliz ano novo – Rubem Fonseca = Na primeira vez que li foi como receber uma porrada na cara. Foi o livro que me fez começar a escrever contos.

4º Alguma poesia – Carlos Drummond de Andrade = Esse cara foi simplesmente um gênio! Se fosse norte americano seria tratado com o melhor do mundo em todos os tempos escrevendo.

5º Dom Casmurro – Machado de Assis = Como eu deixo Capitú – minha personagem literária favorita – de fora? Não tem como né?

Meus filmes favoritos

1º A lista de Schindler = Uma visão tocante sobre o Holocausto. Indescritível.

2º Central do Brasil = Filme lindo e emocionante que mostrou um Brasil de verdade sem que fossem necessários sexo, tiros, palavrões ou facas na caveira.

3º Pulp Fiction = Sou simplesmente apaixonado pelos filmes do Tarantino. Neste meu coração pulava goela afora a cada cena de ação. Muito show!

4º Um sonho de liberdade = Tinha de ter um filme do meu ator favorito Morgan Freeman e esse é sensacional!

5º O exorcista = Como fã de filmes de terror eu tinha que escolher um. E esse me deixou com medo de verdade.


MIKAELA GOMES DE OLIVEIRA



“Sou uma cinéfila assumida e adoro conversar sobre o assunto. Meus filmes preferidos? Praticamente todos, mas confesso que cultivo um carinho especial pelo ‘Senhor dos Anéis.’ Adoro a cultura pop, música pop, quadrinhos, séries televisivas, desenhos, animes japoneses e, é claro, adoro ler livros. Em especial, os que têm uma história muito bem “bolada”! Tenho uma grande coleção de dvd´s com filmes marcantes e, com eles, um ciúme tremendo. Não deixo extraviar nenhum. Sempre que posso vou ao cinema. Não há nada melhor do que estar na frente do telão vendo um filme maravilhoso, mas também se tem decepções, mas essas são raríssimas! Sou apaixonada pelo meu município, estado e país. Adoro o cinema brasileiro. Acho que ele ainda pode crescer bastante e nos dar muitas alegrias, afinal, o nosso país é rico culturalmente e eu amo toda essa cultura e toda forma de manifestação da mesma!”


RICARDO COSTA SALVALAIO



Sempre fui ligado a cultura como um todo. A primeira lembrança que tenho é na loja de discos dos meus pais. Foi lá que aos sete anos eu pude conhecer Beatles, Milton Nascimento, Titãs e outros grandes artistas. Na adolescência, me aproximei da literatura, mas sem esquecer da música. Elas sempre andaram juntas, pelo menos nas canções que ouço. Em 2001, tive seu primeiro trabalho publicado. O poema 500 anos de opressão é o primeiro do livro Poetas do amanhã, lançado pela Prefeitura de Vitória. Em 2006, publiquei o livro de poemas O óbvio complexo, que teve apoio da Lei Rubem Braga. Sempre ligado a cultura capixaba, organizei em 2008, a coletânea de poemas Oito vezes poeta, que teve como objetivo apresentar ao público obras de autores que não tinham ajuda cultural dos seus respectivos municípios. Em 2010, me formei em Letras Português pela UFES e tomei posse na Academia de Letras Humberto de Campos (Vila Velha), onde passei a ocupar a cadeira nº 37 que tem como patrono Mário de Andrade. Atualmente, escrevo para o Caderno Pensar, de A Gazeta, e sou colaborador deste famigerado Blog.

Para mim, também é uma honra fazer parte deste blog. Na verdade, a ideia do blog veio de uma ideia de revista. Toda concepção do blog, inclusive o título, veio de uma revista que idealizei com outros 4 amigos. Como sempre curti o título e a ideia da revista, apenas a trampus para a forma de blog e, felizmente, a ideia deu certo.

No que tange ao meu gosto literário, musical e cinematográfico, posso elencar alguns nomes. Gosto de filmes com esses diretores: Coppola, Fellini, Pasolini, Hitchcock, Almádovar, Martin Scorsese, Walter Salles, Fernando Meireles, Zé do Caixão, Glauber Rocha, Kubrick, Sérgio Bianchi, Seu Manuelzinho, Woody Allen, R. Scott, Tarantino, Cacá Dieges, Bruno Furttado, Erly Vieira Jr, Virgínia Jorge, Michael Moore, Godard, Buñuel, Bergman, Roman Polanski, Haneke, Julio Bressane, Ozualdo Candeias, Andrea Tonacci, Visconti, Rosselini, Cláudio assis, Rogério Sganzerla, Nelson Pereira dos Santos, Michelangelo Antonioni, Silvio Tendler, Guillermo Arriaga, Kurosawa, Irmãos Cohen, Spike Jonze, Clint Eastwood, Wim Wenders, Luc Bresson, Tinto Brass.

Música: Beatles, Clube da esquina, Tropicália, Jovem Guarda, MPB, Bossa Nova, Blues, Rock, Samba, entre outros.

Literatura: "Tudo que não é literatura me aborrece" (Franz Kafka)





Nenhum comentário:

Postar um comentário