quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FESTA DE SÃO BENEDITO: PARALAMAS DO SUCESSO E OUTRAS ATRAÇÕES


Nos dias 24, 25, 26 e 27 de dezembro, a Festa de São Benedito, uma das maiores manifestações culturais e religiosas do Estado, reúne milhares de pessoas no município da Serra. Neste sábado (24), às 5 horas, acontece a Alvorada na Serra Sede. Após percorrerem as principais ruas de Serra Sede, as bandas de congo se reúnem junto à Igreja Matriz e pedem, silenciosamente, proteção ao santo. Em seguida, é cantada a tradicional “vapo” e tem início uma salva de 21 tiros e repique de sinos na Praça da Igreja. A banda Estrela dos Artistas acompanha o cortejo durante todo o trajeto.

Neste domingo (25) e na segunda-feira (26) ocorrem a Puxada e Fincada do Mastro, quando o tronco, o barco Palermo e as bandas de congo desfilam pelas principais ruas da Sede. O tronco, enfeitado com a bandeira de São Benedito, é fincado em frente à Igreja, onde permanece até Domingo de Páscoa. A Puxada e Fincada do Mastro dão continuidade à Cortada do Mastro, realizada no dia 11 de dezembro, que consiste num cortejo, que sai do bairro São Domingos e vai até o prédio da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

A partir das 22 horas, no palco montado ao lado da Igreja N. Sra Conceição, haverá show local com Ruan e Gustavo; Dallas Company e apresentação da Banda Estrela dos Artistas.

Paralamas do Sucesso - Na noite da segunda-feira (26), a partir das 20 horas, na Praça da Igreja Matriz, haverá show nacional com os Paralamas do Sucesso. Antes, a banda Estrela dos Artistas e Guilherme Brasil fazem show de abertura. Também está programado um grande show pirotécnico para esta noite.

Na próxima terça-feira (27), às 20 horas, no mesmo local, um encontro com 12 bandas de congo da Serra encerra a festa mais tradicional do município. Neste dia, haverá show com Jonias Feli e show regional com Guilherme Lemos.

A Festa de São Benedito, presente no calendário serrano desde 1836, começou no domingo (12), com a “Cortada do Mastro” e prossegue até o dia 27 de dezembro, quando se realiza o “Encontro das Bandas de Congo” e shows com Jonias Feli e Guilherme Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário