quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A OBRA DE HELOÍSA MONJARDIM

Heloísa Monjardim, artista plástica.

Uma das nossas maiores artistas da pintura figurativa ganha luxuosa retrospectiva em formato de livro. Na obra "Heloisa Monjardim - Biografia Artística" (edição da autora, 268 páginas) é feito um mosaico da rica produção dessa artista de 72 anos ao longo de seis décadas. O lançamento será hoje no Cerimonial Itamaraty, em Vitória. Toda a renda será revertida para a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

O livro de luxo traz reproduções caprichadas de suas pinturas. São trabalhos de marinhas, paisagens rurais, cenas da vida capixaba, naturezas-mortas, interiores e abstratos. "Fiz a seleção com a ajuda do artista plástico Celso Adolfo. Acredito que o figurativo ainda tenha o seu lugar na pintura porque, querendo ou não, todos nós temos uma veia romântica e ela nunca deixa de pulsar", defende.

A artista não larga uma câmera fotográfica. Inclusive quando visita o filho Renato nos Estados Unidos e a filha Cláudia na Bélgica. "Sempre encontro novidades nos panoramas de lá. As cores das flores e árvores possuem texturas diferentes. Eu as registro e tento captá-las no meu ateliê em Vitória".

E Heloisa esclarece que a biografia não significa um ponto final em sua arte. Onde houver cores e formas que chamem sua atenção, lá estará ela para reproduzi-las em suas pinturas.

Biografia Artística - Heloísa Monjardim
Lançamento: Hoje, 20h, no Cerimonial Itamaraty, Rua Desembargador Sampaio, 106, Praia do Canto, Vitória. (27) 3315-6883.
Preço de capa: R$ 100.

Um comentário: