quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SERRA: EXPOSIÇÕES LEMBRAM CONGO E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Duas exposições na Serra trazem um pouco do universo capixaba para os visitantes: os Congos de São Benedito e a Igreja da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, ambos em Serra Sede. A mostra da Casa de Congo Mestre Antônio Rosa reúne elementos do congo, como estandartes das associações de bandas de congo, fotografias dos festejos, tambores e casacas, mastro do navio Palermo. Pinturas sobre o assunto, do artista plástico Walter Francisco de Assis também fazem parte do trabalho A exposição também homenageia pessoas que fizeram parte desse grandioso movimento cultural.

Em homenagem aos 455 anos do Município da Serra, a exposição traz, ainda, fotografias datadas do início do século XX, da Serra Sede, com suas bucólicas ruas e avenidas e dos casarões que compuseram e ainda compõe a paisagem. Esta mostra ficará aberta ao público até o dia 28 de fevereiro de 2012, com horário especial de funcionamento.

No Museu Histórico da Serra a exposição fotográfica "Igreja de Nossa Padroeira" mostra a parte externa e interna dessa referência histórica, localizada no Centro da Serra, o cartão postal que embeleza toda a cidade.

“Quem passa pela Sede, nunca deixa de se deslumbrar com a imponência desta igreja, que sucedeu a primeira capela, responsável por plantar a semente de nosso município no sopé do monte Mestre Álvaro”, comenta Priscila Sant'Ana, chefe de Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

A mostra fotográfica traz detalhes que podem passar despercebidos daqueles olhares menos atento. Conta-se também a história da Igreja, a característica de seus elementos e de toda sua grandiosidade. Esta exposição ficará aberta ao público até 01 de fevereiro de 2012.

Serviço:

Neste final de ano, o Museu Histórico e a Casa do Congo Mestre Antônio Rosa estão funcionando em horário especial:

Dias 17 e 27 – Das 17h às 22h
Dias 25 e 26 – Das 16h às 22h

Endereços:

Casa de Congo Mestre Antônio Rosa - Praça João Miguel, Serra Sede.

Funcionamento: segunda a sexta das 07h às 18h.
(Finais de semana e feriados somente com agendamento prévio).

Telefone: 3251 5870

Museu Histórico da Serra - Rua Cassiano Castelo, Serra-sede

Telefone: (27) 3251 4850

Funcionamento: De segunda à sexta, das 8 às 17 horas para visitação.
(Sábado, domingo e feriado mediante agendamento pelo telefone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário