quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TOP 10. FILMES DE TOM CRUISE


Nesta quarta-feira (14), o ator Tom Cruise chega ao Brasil para divulgar o filme Missão Impossível 4 - Protocolo Fantasma, dirigido por Brad Bird (Ratatouille, Os Incríveis), que estreia em 21 de dezembro.

Neste quarto longa-metragem da famosa série de ação, Cruise volta com o papel do agente da IMF Ethan Hunt. Acusado pelo bombardeio terrorista ao Kremlin, Hunt é desautorizado quando o presidente dá início ao chamado “Protocolo Fantasma”. Deixado sem qualquer recurso ou apoio, Hunt tem que encontrar uma maneira de limpar o nome de sua agência e prevenir um outro ataque.

Para complicar ainda mais as coisas, o agente é forçado a assumir esta missão com uma equipe de colegas fugitivos da IMF cujos motivos pessoais ele não conhece completamente. Tom Cruise planeja celebração mundial para seu aniversário de 50 anos que ocorre no próximo dia 3 de julho de 2012.

Contudo o Outros 300, oportunista que é, aproveita a visita do galã e lista suas 10 melhores interpretações no cinema. Tem Cruise em filme de ação, aventura, drama, comédia e até de um pouquinho de sacanagem, confira:

10 - Magnólia (1999)

A história se desenvolve em Los Angeles, nos arredores da rua Magnólia, acompanhando um dia na vida de nove personagens, que moram na mesma área e cujas histórias se cruzam por coincidências do destino. O filme aborda diversos temas polêmicos, como incesto, homossexualidade, drogas e violência. O ótimo filme rendeu a Cruise uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

9 - De olhos bem fechados (1999)

No mesmo ano foi lançado com muito estardalhaço o drama "De olhos bem fechados". Tudo porque coincidiu com o desaparecimento de Stanley Kubrick super gênio do cinema falecido naquele ano, deixando exatamente este filme como seu último trabalho. Na pelicula Cruise e Nicole Kidman (sua esposa na época) vivem um conturbado casamento só resolvido com métodos sexuais nada ortodoxos. Pra quem quer ver o cara pelado esse é o filme. (Ah e para os marmanjos: Tem a Nicole Kidman pelada também).

8 - Uma questão de honra (1992)

Tom Cruise interpreta Daniel Kaffee um jovem e inexperiente advogado da Marinha dos EUA, que é encarregado de defender dois Fuzileiros, perante a Corte Marcial, acusados de serem os responsáveis pelo homicídio de um soldado americano, na Base Naval de Guantánamo. Recusando-se a fazer um acordo com a Promotoria, Kaffee, com a ajuda da Capitã-de-Corveta Joanne Galloway (Demi Moore), buscarão a verdade por trás fatos, a fim de desmascararem os verdadeiros culpados pelo crime ocorrido. Valeu uma indicação de melhor ator no Globo de Ouro no mesmo ano.

7 - Rain Man (1988)

Primeira grande interpretação na carreira de Tom Cruise (lhe valendo a primeira indicação a um Oscar - de melhor ator coadjuvante). No filme o galã interpreta Johnny Babette que tem de buscar seu irmão autista (Dustin Hoffman em excepcional atuação) a fim de receber uma herança. Contudo em meio a viagem de volta os irmãos descobrem um laço até então encoberto. Filmasso!

6 - Missão impossível (1996)

Um dos melhores filmes de ação do cinema mundial, dono de uma franquia que rendeu outras duas continuações (e a 3ª que fez o Cruise vir ao Brasil). No filme Ethan Hunt (Tom) é um agente secreto que é acusado injustamente de ter sido o pivô da falha de uma missão. Com isso ele terá de provar que foi vítima de uma armação. A musiquinha que dá a trilha para a ação do filme virou um clássico.

5 - Dias de trovão (1990)

No filme o ator norte americano vive o piloto de Nascar Cole Trikle que, após acidente, tem de superar seu medo de pilotar para vencer as 500 milhas de Daytona. Um dos melhores filmes de corrida de história de Hollywood e uma das melhores interpretações de Cruise.

4 - Top Gun - Ases indomáveis (1986)

Apesar de Rain Man ter sido a primeira grande atuação de Tom Cruíse, Ases indomáveis é indiscutivelmente um marco na carreira do cara e é impossível não citá-la como um grande momento seu. No filme ele interpreta Pete "Maverick" Mitchell, um jovem piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos que é selecionado para participar do curso Top Gun na Navy Fighter Weapons School, após seu companheiro abandonar a aviação de caça. Lá se envolve com Charlotte Blackwood, sua instrutora de astrofísica (Take my breath away - trilha do casal - é uma das música românticas mais conhecidas da história do cinema), e tem uma rixa com seu concorrente rival Tom "Iceman" Kazensky.

3 - Entrevista com o vampiro (1994)

Que saudade da época em que vampiro era vampiro... Neste filme Tom é Lestat um vampiro sanguinário e violento que atravessa décadas mordendo e matando pessoas até se envolver com Louis (Brad Pitt) e na sequencia com Cláudia (ninguém mais, ninguém menos, do que a Kirsten Durst novinha). Louis, um "vampiro de bom coração", se volta contra Lestat travando uma grande batalha. Uma bela interpretação para o excelente romance de Anne Rice ( a quem indico entusiadamente que leiam o livro).

2 - Jerry Maguire (1996)

Personagem dificil em que Tom surpreende. Cruise é Jerry Maguire, um agente que cai em desgraça, e que acaba por manter apenas um cliente, um famoso e problemático jogador de futebol. Através desta relação, o filme discute aspectos como amizade, solidariedade e capacidade de mudar. O filme também mostra como o esporte foi se transformando em "apenas" uma forma de ascensão monetária e social. Há um trecho crucial do filme em que Jerry pergunta ao seu único cliente se quando ele começou a jogar, aindo criança, jogava pelo dinheiro ou "por prazer, amor". E foi só aí que Rod Tidwell, seu cliente, joga com paixão e consegue marcar um touchdown. Rendeu a Cruise seu segundo Globo de Ouro.

1 - Nascido em 4 de julho (1989)
Indiscutivelmente o grande momento de Tom Cruise no cinema enquanto ator dramático! No filme ele é Ron Kovic, um soldado que é ferido na guerra do Vietnã e fica paraplégico. Enquanto se encontra no hospital, ele começa a questionar a posição do seu país na guerra e se torna um ativista político, lutando contra a guerra e pelos direitos dos deficientes físicos. Um filme inspirador em que nosso galã se saiu explendidamente bem. Lhe rendeu uma indicação de melhor ator ao Oscar (injustamente não ganhou) e seu primeiro prêmio como melhor ator de drama no Globo de Ouro.

Um comentário: