segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

TOP 10: OS MELHORES LIVROS DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO


A lista de trabalhos publicados por Luis Fernando Veríssimo vai muito além do ótimo “Em algum lugar do paraíso”. Ao todo são mais de 50 livros lançados seja de conto, crônica, romance ou roteiro de viagem. Veríssimo é, além de um seleto e restritíssimo grupo, um dos maiores e melhores autores brasileiros ainda vivo. E consegue ser pop e ao mesmo tempo cult. Um fenômeno! Com isso o Outros 300 não podia deixar de lado a oportunidade de fazer um top 10 com o melhor da obra do gaúcho, confira:

10 – Os espiões (2009)

Único romance na lista. Nele Veríssimo conta a estória de um homem que, ao receber uma carta anônima, se vê em meio a uma rede de situações que envolvem uma mulher, um amante e um suicídio premeditado. Nisso o protagonista corre contra o tempo pra descobrir que é a mulher e impedi-la. Muito bom! (Acho que vocês vão ler muito as palavras “muito bom” nesse top 10)

9 – Em algum lugar do paraíso 2011

Mal, mal, foi lançada e já entra no rol dos melhores do gaúcho. Em algum lugar... é uma compilação de crônicas que tem como temática a vida, e principalmente a morte, contudo tudo colocado de forma muito bem humorada de um jeito que só Luís Fernando sabe fazer.

8 – Gula – O clube dos anjos 1998

Um grupo de amigos tem uma desculpa em comum para se encontrar: Comer. Não só comer. Comer bem e com qualidade. Contudo a coisa começa a ficar esquisita quando todos começam a morrer ao comer comidas preparadas por um novo integrante do grupo que, desculpem o trocadilho, faz uma comida de matar de tão gostosa. Comer ou viver?!? Oh dúvida cruel!

7 – Comédias da vida pública (1995)

Ainda no galope no sucesso de Comédias da vida privada lançada no ano anterior Veríssimo lança um livro de contos sobre exatamente o oposto de seu best-seller lançado em 94. Nesse trabalho o autor aborda todos os aspectos da vida pública, aquilo que todo mundo sabe e vê. Não preciso nem dizer que é engraçadíssimo né?

6 – Comédias pra se ler na escola (2000)

Nesse livro de contos Luís Fernando aponta, com seu humor peculiar, a abordagem da educação no nosso país mostrando as várias facetas que nossa cultura integra (e nos empurra) no dia a dia. Todos os contos são ótimos, mas Sexo, conto em que um menino pergunta ao pai, desconcertado, se a palavra sexo é masculino ou feminino é especialmente bom.

5 – Sexo na cabeça (1980)

Falando em sexo... É claro que esse tema não poderia ficar de fora. Nesse livro de contos LFV aborda as diferentes, inusitadas e, claro, engraçadas, formas que a gente vê (e faz) sexo. Garanto que você pode aprender alguma coisa bem interessante lendo esse livro, se é que você me entende?

4 – Ed Mort (1979)

Contos de um atrapalhado detetive particular. Nesse livro Veríssimo exprime uma de suas grandes paixões: Os romances policiais. Mas como não poderia deixar de ser, o seu detetive não tem nada de glamouroso, pelo contrário, é pobre, burro e falido, ah, e é claro, muuuuito engraçado.

3 – Comédias da vida privada (1994)

Grande sucesso de LFV que aborda o famoso tema: O que é que você faz quando ninguém está vendo? Bem, é claro que você deve fazer coisas bizarras e bem engraçadas e, como não poderia deixar de ser, é aí que Veríssimo se esbalda com seus contos. O livro fez tanto sucesso que virou até série da TV Globo.

2 – As mentiras que os homens contam (2000)

Grande sucesso que narra várias estórias envolvendo homens e suas mentirinhas. Cada conto é mais engraçado do que o outro. Só há um porém: Os homens não mentem! E talvez eu esteja mentindo ao afirmar isso.

1 – O analista de Bagé (1981)

Super clássico lançado em 1981 e relançado em várias ocasiões depois. Trata da estória de um analista, de Bagé RS, que tem métodos digamos, nada ortodoxos para tratar de seus pacientes. Impagável! Esse livro tem um efeito colateral: Você pode se pegar rindo sozinho com ele. Cuidado!

9 comentários:

  1. Nossa adorei esse site nos traz muitas informações preciso fazer um trabalho sobre ele e isto me ajudou muito deviam fazer mais publicações dessas...

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. muito legal show!!!

      Excluir
    2. também gostei muito esse site é show muito interessante.

      Excluir
  3. eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    nathalinha siqueira
    bjs e abçs.

    ResponderExcluir
  4. Li 5 livros do Veríssimo e só gostei do primeiro O analista de Bagé, os outros 4 achei fracos....Ele jamais será um Millor Fernandes.

    ResponderExcluir
  5. Só uma pergunta. Eu procurei o livro O analista de Bagé para baixar em pdf, mas só achei uma versão com 35 páginas. Isso tá certo mesmo ou o livro físico tem mais páginas? Obrigada.

    ResponderExcluir