segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ALCATRAZ - UMA SÉRIE QUE QUER RESGATAR O SUCESSO

Alcatraz

Desde de Lost que a TV americana não consegue emplacar um seriado de super sucesso. Para tentar modificar o panorama estréia hoje lá pelas terras de Tio Sam (e muito em breve no Brasil) o seriado Alcatraz.

A trama tem início em 1963, quando a famosa prisão localizada na Baía de São Francisco seria fechada e todos seus presos transferidos, o que, para o seriado, nunca aconteceu. Na série, presos e guardas do presídio sumiram misteriosamente no fechamento e aparecem, aos poucos, nos dias atuais.

Ao contrário de outras séries, "Alcatraz" utiliza a estratégia de um caso semanal, recurso que pode tornar o seriado repetitivo, mas, ao mesmo tempo, possibilita que uma pessoa possa ver episódios aleatórios e, ainda assim, se divertir. Cada semana deve trazer um dos prisioneiros ou guardas que reapareceram (com cada episódio recebendo, inclusive, o nome desses personagens).

Claro que existe uma grande e complexa trama de conspiração por trás dos casos semanais, que também já nos é apresentada logo de início. Afinal, todos querem saber porque essas pessoas desapareceram e quem as está trazendo de volta.

Alcatraz

Além da presença de Jorge Garcia, o Hurley de "Lost", como um escritor nerd especialista em Alcatraz que passa a colaborar com a polícia, a série deve receber comparações com outras pelos mistérios que apresenta e pela forma como o faz. Sua estrutura narrativa, tem flashbacks contando histórias e dando detalhes da trama. A série é protagonizada por uma detetive (Sarah Jones) acompanhada por um não policial (Garcia), e subordinada a um homem misterioso (Sem Neill).

Se relevarmos alguns clichês e uma ou outra coincidência, é possível apostar na série como uma das boas estreias da temporada. Aguardem - e agendem - pois a série estará em breve nas telinhas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário