quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

JANIS JOPLIN 69 ANOS


Em 4 de outubro de 1970, ainda abalado pela morte prematura de Jimi Hendrix no mês anterior, o mundo do rock teve de encarar outra perda absurda. Naquele dia, há mais de 40 anos, morria Janis Joplin.

Mesmo assim, a cantora ainda é lembrada como um dos maiores símbolos do rock mundial. Nesta quinta-feira (19), Janis faria 69 anos.

Vida trágica

Vítima de uma overdose possivelmente acidental, a cantora americana tinha apenas 27 anos, mesma idade de Hendrix. Embora ainda muito nova, a texana nos deixou um dos mais importantes legados da história do rock.

A garota tímida tornou-se fã do blues ainda menina, fascinada por cantoras como Bessie Smith. Aos poucos, foi também se apaixonando pelo rock´n´roll, e a mistura desses dois gêneros musicais e também de soul e country marcaram sua trajetória.

Em 1966, ela entrou na banda californiana Big Brother & The Holding Company, e a levou ao estrelado com seu segundo álbum, o hoje histórico Cheap Thrills (1968), do qual faz parte sua arrasadora releitura de Summertime e também a explosiva Ball And Chain.

Graças a uma performance simplesmente eletrizante no festival de Monterey, nos Estados Unidos, Janis rapidamente se transformou em uma sensação no cenário do rock.

Sua voz potente e com fortes influências da música negra, além da presença de palco marcante, a tornaram um dos grandes ícones da geração hippie. Em 1969, Janis saiu do Big Brother, lançando I Got Dem' Ol' Kosmic Blues Again Mama.

Se em termos artísticos a intérprete se mostrou revolucionária, aliando isso a seu visual cigana imitado por fãs nos quatro cantos do planeta, a vida pessoal de Janis sempre foi complicada, com direito a romances conturbados, excessivo consumo de drogas e uma insegurança constante.

Em 1970, estava finalizando as gravações de um novo álbum quando foi encontrada morta. Ironicamente, ela só precisava colocar a voz em uma última canção para fechar o álbum. O título: Buried Alive In The Blues (enterrada viva no blues).


Lançado no ano seguinte, Pearl (pérola, um de seus apelidos) logo se mostrou uma verdadeira obra-prima, atingindo o primeiro lugar nas paradas de todo o mundo graças a faixas excepcionais como Move Over, Cry Baby, A Woman Get Lonely e especialmente Me And Bobby McGee.

Janis Joplin influenciou e influencia gerações de cantoras, entre as quais Stevie Nicks, Joss Stone, Amy Winehouse, Angela Ro Ro e inúmeras outras. E seus discos continuam em catálogo, conquistando novos fãs a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário