quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

OS 85 ANOS DE TOM JOBIM

Se estivesse vivo o grande maestro, cantor, compositor, músico e gênio faria, hoje, 85 anos. Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou simplesmente o Tom, nasceu no Rio de Janeiro a 25 de janeiro de 1927 tendo nos deixado em 8 de dezembro de 1994.

Como pianista tocava na noite até ser contratado em 1952 pela gravadora Continental como músico. Após várias parcerias de sucesso Jobim conhece Vinicius de Moraes e juntos gravam um LP Canção do amor demais em 1958 que, dentre vários sucessos tem como destaque a canção Se todos fossem iguais a você.



Em 1963 embalado pelo grande sucesso que fez no Festival da Bossa Nova no mítico Carnegie Hall, Tom, ao lado do sempre parceiro Vinicius compõe seu maior clássico e certamente a música brasileira mais conhecida no mundo Garota de ipanema.



Fazendo um grande sucesso nos Estados Unidos Tom voltaria ao país yanque para cantar com ninguém mais, ninguém menos do que com Frank Sinatra. O disco Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim, com arranjos de Claus Ogerman, incluiu versões em inglês das canções de Tom ("The Girl From Ipanema", "How Insensitive", "Dindi", "Quiet Night of Quiet Stars") além de composições americanas.



Na decada de 70 Tom abraça outras parcerias que lhe rendem discos com outros artistas, como Elis e Tom, com Elis Regina, Miúcha e Tom Jobim e Edu e Tom, com Edu Lobo. Elis e Tom é considerado por muitos como o melhor disco brasileiro de todos os tempos.



Nos anos 80 Tom dividia sua vida entre Nova Iorque e Rio de Janeiro. Ele participaria ainda do projeto pela África "USA for Africa". E do projeto "Nordeste Já" (1985) abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Seu último álbum, Antônio Brasileiro, foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte, em dezembro, de parada cardíaca, quando estava se recuperando de um câncer de bexiga no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. Tom nos deixou, mas sua arte estará pra sempre guardada nas memórias e corações de todos os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário