sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PROGRAMAÇÃO CINE JARDINS - 27/01 A 02/02


Borboletas Negras (África do Sul/Alemanha/ Holanda, 2011 – 100 min.)

Drama – Classificação 14 anos – todos os dias (exceto terça!) – 21h10

Dirigido pela holandesa Paula van der Oest, “Borboletas Negras” traz a história de Ingrid Jonker, poeta sul-africana considerada uma das mais célebres escritoras do continente africano. Ancorado na atuação excepcional da atriz holandesa Carice van Houten e nas fiéis representações da Cidade do Cabo e de seus guetos periféricos. A narrativa mantém seu foco na carência quase nata de Jonker, o que aumentava o trauma de suas frustradas relações amorosas e a rejeição por parte do pai. O trabalho de Ingrid Jonker ficou consagrado pela forma marcante como sua poesia representou a voz da população negra vitimizada durante o regime do Apartheid nesse país.

Nota do crítico Érico Reis (Jornal O Globo): * * * * (Ótimo)

Os Nomes do Amor (França, 2010 – 100 min.)

Romance/Comédia/Drama – Classificação 14 anos – todos os dias – 19h10

Ganhador de dois prêmios César, melhor filme e melhor atriz (Sara Forestier), esta produção exibida na tela do Cine Jardins durante o Festival Varilux de Cinema Francês 2011 foi selecionado também para a semana da crítica no festival de Cannes. O enredo traz Forestier na pele de Bahia, uma jovem militante de esquerda e de origem franco-árabe que se vale do sexo para cooptar seus adversários políticos de direita, dessa forma se apaixona por Arthur (Jacques Gamblin). Repleto de críticas sociais e com humor inteligente que vai arrancar muitas risadas do público adulto.

Nota do crítico André Miranda (Jornal O Globo): * * * * (Ótimo)

A Árvore do Amor (China, 2010 – 114 min.)

Romance/Drama – Classificação 14 anos – todos os dias – 17h05

Produção chinesa do mais célebre diretor sino em atividade, Zhang Yimou (“Lanternas Vermelhas”, “O Clã das Adagas Voadoras”, “Herói”). Reconhecido por seu impecável trabalho de arte, e delicadeza nos enredos e composição de seus filmes, em “A Árvore do Amor” Yimou reconstrói um conto clássico ao narrar a história de dois jovens que tem seu amor interrompido durante a Revolução Cultural Chinesa.

Nota do crítico Rodrigo Fonseca (Jornal O Globo): * * * * * (Excelente)

Alvin e Os Esquilos 3 (EUA, 2011 – 87 min.)

Comédia família – Classificação livre – todos os dias – 15h20

Em um luxuoso cruzeiro, Alvin, Simon, Theodore e as Esquiletes estão agindo como de costume, transformando o navio em seu playground pessoal, até que eles ficam encalhados em uma ilha deserta. Enquanto Dave Seville procura neuroticamente por sua equipe desaparecida, os 'Esquilos e as Esquiletes' fazem o que fazem de melhor - cantam, dançam e causam confusão. Mas eles terão uma surpresa quando embarcam em uma aventura insular com seu novo amigo - um náufrago que é mais do que páreo para Alvin e os Esquilos.

Um Conto Chinês (Argentina/Espanha, 2011 – 93min.)

Comédia – Classificação 14 anos – todos os dias (exceto sábado!) – 21h15

Comédia de erros escrita e dirigida por Sebastián Borensztein. Esta elogiada produção argentina protagonizada por nada menos que Ricardo Darín (“O Segredo dos Seus Olhos”) é uma mostra, rara nos dias de hoje, de que é possível realizar uma comédia com conteúdo reflexivo e ótimas atuações. No encontro inusitado do argentino Roberto (Ricardo Darín) com o chinês Jun (Ignácio Huang), um sem falar uma palavra do idioma do outro, discute-se diferenças, convivências, guerra das Malvinas e como uma vaca que cai do céu pode mudar a vida de um homem.

Nota do crítico Roberto Cunha (Jornal do Brasil): * * * * (Ótimo)

Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (Argentina/Espanha/Alemanha, 2011 – 95 min.)

Romance/Comédia/Drama – Classificação 14 anos – todos os dias – 19h20

Produção argentina que vem arrebatando prêmios em festivais internacionais, incluso Berlim e Gramado, “Medianeras”, nas palavras do crítico Celso Sabadin, é um filme “urbano, jovem, inspirado, atual, divertido, inteligente, charmoso”. Com o enredo girando em torno de dois jovens solitariamente frustrados, Martín e Mariana, que vivem na urbana e populosa Buenos Aires, o autor perverte o peso da solidão e urbanicidade e converte em humor ácido e autocrítico, mesclando isso a uma narrativa dinâmica e cativante, o filme resultam em uma excelente produção, que reafirma a qualidade da atual produção cinematográfica argentina.

Nota do crítico Celso Sabadin (portal Cineclick): * * * * (Ótimo)

O Último Dançarino de Mao (Austrália, 2010 – 117 min.)

Drama – Classificação 14 anos – todos os dias – 17h00

Não é a primeira vez que a Revolução Cultural Chinesa imposta pelo ditador Mao Tse Tung é tema nos cinemas. Quem não se lembra do arrebatador “Adeus Minha Concubina”, de Chen Kaige, que levou a Palma de Ouro em Cannes nos idos 1993. Em “O Último Dançarino de Mao”, baseado na autobiografia do bailarino Li Cunxin e dirigido pelo australiano Bruce Bersford, novamente a temática da perseguição aos artistas durante a revolução maoísta é trazida à tona. Embora um tanto tendencioso ao repetir o discurso de uma “América” (leia-se EUA), enquanto nação da liberdade frente aos horrores de regimes comunistas, a produção é um espetáculo visual e musical, com um belo trabalho de arte e competência dramática.

Nota da crítica Júlia Moura (Jornal do Brasil): * * * * (Ótimo)

Animais Unidos Jamais Serão Vencidos (Alemanha, 2010 – 93 min.)

Infantil – Dublado 2D – Classificação Livre – todos os dias – 15h10

Um grupo de animais vive em paz em território africano. Até que, um dia, a água simplesmente desaparece. Eles investigam o que possa ter ocorrido e descobrem que os homens construíram uma imensa represa, que deixou o local onde vivem totalmente sem água. Para reverter esta situação, os animais resolvem se unir e partir para a guerra contra os humanos.


Serviço

Cine Jardins (Shopping Jardins). Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262 Jardim da Penha, Vitória/ES, CEP 29.016-120. (27) 3026-8099 (14h-21h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário