terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SERRA: FESTA DE SÃO BENEDITO


Mais uma festividade do Ciclo Folclórico e Religioso da Serra está sendo organizada em Nova Almeida, na Serra, em comemoração a São Sebastião, celebrado no dia 20 de janeiro. Puxada, Fincada do Mastro, Procissão Marítima, espetáculo pirotécnico, encontro de bandas de congo e show nacional com Elba Ramalho fazem parte da festa, que tem apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura da Serra (Setur).

Na quarta-feira, 18, na abertura da Festa, acontece a Escondida do Mastro, a partir das 18 horas. A concentração é na rua José Arcanjo de Lima, de onde o mastro sai, em um caminhão aberto, pelas ruas de Nova Almeida. O mastro permanecerá escondido até o dia 20, quando acontecem a Puxada e a Fincada do Mastro. O show local fica por conta da banda de reggae Almahasta, que se apresenta no palco em frente à Igreja de Reis Magos.

Na quinta, 19, é o dia do encontro de bandas de congo mirins. A partir das 18 horas, cinco bandas vão se reunir na rua José Arcanjo de Lima, e de lá seguem até a Igreja de Reis Magos, descem pela Avenida Noroeste e retornam à Igreja. Acompanhados de um mininavio Palermo, os jovens desfilam pela rua cantando músicas do cancioneiro popular, fazendo percussão com tambores, estandartes e casacas. Show com Roberson Rodrigues, às 21 horas, na Praça da Igreja de Reis Magos.

Ponto alto - O ponto alto dos festejos acontece na sexta-feira, 20, dia de São Sebastião, com encontro de bandas de congo, procissão marítima, missa e shows. Das 18 às 20 horas, cerca de dez bandas de congo se concentram, na Praça dos Reis Magos, de onde saem com o Navio Palermo para participar da Procissão e Puxada do Mastro pelas principais ruas de Nova Almeida. A

procissão marítima começa por volta das 16 horas, quando vários barcos enfeitados, após trazerem o mastro escondido, atracam no porto de Nova Almeida.

Às 21 horas, ocorre a Fincada do Mastro com show pirotécnico em frente à Igreja de Reis Magos. O show dura aproximadamente oito minutos e terá como base torres montadas na parte de trás da Igreja e Residência de Reis Magos. O espetáculo provoca efeitos visuais variados que podem ser apreciados de toda a região de Nova Almeida.

A seguir, no Palco da Praça de Reis Magos, haverá show das bandas locais Forró Essência e Estrela dos Artistas. A programação se encerra por volta das 22 horas, também no Palco da Praça de Reis Magos, com o show nacional de Elba Ramalho.

Programação da Festa de São Benedito e São Sebastião

18/01/2012 - Escondida do Mastro, a partir das 18 horas. A concentração é na rua José Arcanjo de Lima, de onde o mastro sai em um caminhão aberto, que ficará escondido até o dia 20, quando acontecem a Puxada e a Fincada do Mastro.

21 horas – Show local com banda de reggae Almahasta no palco em frente à Igreja de Reis Magos.

19/01/2012

8 h - Encontro de bandas mirins, com concentração na rua José Arcanjo de Lima, de onde seguem para a Igreja de Reis Magos, descem pela Avenida Noroeste e retornam à Igreja de Reis Magos.

19h30 – Missa na Igreja e Residência de Reis Magos
19h30 – Missa na comunidade de São Sebastião, em Poço dos Padres
21 horas – Show de Roberson Rodrigues, na Praça dos Reis Magos.

20/01/2012
16 às 20 horas – Concentração de dez bandas de congo na Praça dos Reis Magos.
Puxada do Mastro com o Navio Palermo e bandas de congo pelas principais ruas de Nova Almeida.
17 horas - Procissão Marítima
Fincada do Mastro com show pirotécnico de 8 minutos, em frente à Igreja de Reis Magos.
21 horas - Show local com o Forró Essência, Banda Estrelas dos Artistas
22 horas – Show nacional com Elba Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário