terça-feira, 17 de janeiro de 2012

UM LIVRO PRA QUEM GOSTA DE CINEMA

Livro Tudo sobre cinema, de Phillip Kemp

Tudo o que você queria saber sobre o cinema e os grandes filmes - os grandes autores - em uma linguagem clara, acessível, esse é o conteúdo apresentado em "Tudo sobre cinema" livro do autor Philip Kemp que será lançado hoje nas livrarias nacionais.

Na abertura, o próprio autor, Philip Kemp, retrata histórias e lembra que o 28 de dezembro de 1895 é universalmente aceito como o dia em que o cinema foi inventado. Neste dia ocorreu a primeira sessão do cinematógrafo, criado pelos irmãos Louis e Pierre Lumière.

O livro divide-se em 6 partes que mapeiam a linha evolutiva e cronológica. Elas incluem os grandes movimentos - expressionismo, neorrealismo, nouvelle vague - e os grandes autores. D.W. Griffith, Sergei Eisenstein, Orson Welles, Jean-Luc Godard. Cinema nórdico, oriental, as revoluções tecnológicas dos anos 50 e 60, a era digital consolidada nos anos 2000. Tudo com muitas fotos.

Alguns filmes que não poderiam faltar, como: "A Viagem à Lua" de Georges Méliès; "O Nascimento de Uma Nação", de Griffith; "O Gabinete do Dr. Caligari", de Robert Wiene; "Potemkin", de Eisenstein; "Aurora", de Murnau; "Cidadão Kane", de Welles; "Roma, Cidade Aberta", de Roberto Rossellini; "Acossado", de Godard, etc. O cinema brasileiro se insere no latino-americano. Dois ganham destaque - "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha, e "Central do Brasil".

Um livro imperdível pra quem ama cinema!

Um comentário:

  1. Só tem um lado muito negativo deste livro maravilhoso que comprei... As letras são tão pequeninas! Tem que ler com uma lupa junto!

    ResponderExcluir