quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CARIACICA: ALVARITO MENDES FILHO LANÇA LIVRO HOJE


Nesta quarta-feira, 08, o ator, autor, diretor de teatro e também professor da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, Alvarito Mendes Filho, lança o livro “TEATRO – Alvarito Mendes Filho – Volume 1”. O evento acontecerá no saguão da Prefeitura de Cariacica, em Alto Lage, às 19 horas.

Publicado com recursos da Lei João Bananeira e com o apoio cultural do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), o livro é um apanhado de peças de teatro que Alvarito montou ao longo de sua carreira. Serão publicadas quatro peças completas, incluindo ficha técnica e fotos das montagens.

O autor possui em seu currículo cerca de 50 peças escritas, das quais 20 já foram montadas. Também já lançou três livros de poesia, cinco de literatura infantil e um romance sobre a colonização do Espírito Santo.

Quanto ao livro que será lançado na noite de hoje, ele conta: “Este é um primeiro volume de uma coleção com três volumes que eu pretendo lançar sobre peças que eu escrevi. Além de ajudar as pessoas que almejam trabalhar nesse meio, é uma forma de expandir a cultura capixaba e mostrar que coisas boas também são feitas aqui”.

Outras atrações

Além da presença de Alvarito, que vai autografar os livros, o evento contará com a apresentação do grupo Vozes da Vila, formado pelo cantor, compositor e instrumentista Barbosa Lima, pela cantora e compositora Andra Valadares, pela cantora Karla Karina e pelo poeta e cantor, Horacio Xavier. O grupo mistura poesia e música.

Outra atração será a exibição do vídeo-poesia: “Congo – Uma mensagem num idioma cultura”, do cineasta Marcos Ataíde, também aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura João Bananeira. A dupla Gean da Viola e Renato também vai se apresentar na ocasião.


O livro

A obra aborda quatro peças de comédia escritas por Alvarito Mendes Filho ao longo de sua carreira. Duas são destinadas aos adultos (“A Barca do Inferno” e “Morto por 30 Dias”), e outras duas destinadas ao público infantil (“Sapo Sapeu – o primeiro sapo voador do mundo” e “Os gatos do Beco”).

Abaixo, um breve comentário sobre as peças descritas no livro.

A barca do Inferno - Inspirada no Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, autor português do século XVI, foi escrita em 1988 e obteve, no mesmo ano, o segundo lugar no IX Concurso Capixaba de Dramaturgia - Prêmio Cláudio Bueno Rocha.

Morto por trinta dias - Comédia inspirada na peça de teatro de fantoches “Criador e Criatura”, do escritor gaúcho Érico Veríssimo, foi escrita em 1997, ano em que ganhou o primeiro lugar no XIV Concurso Capixaba de Dramaturgia. A temática abordada foi tirada de uma notícia que Alvarito leu no jornal e que falava sobre um rapaz de uma cidade do interior que, dado morto, reapareceu um dia após o enterro.

Sapo Sapeu – o primeiro sapo voador do mundo - Primeira peça infantil do autor a fazer sucesso. Foi escrita em 1993, a pedido do ator Marlon Christ que, na época, trabalhava com Alvarito em um espetáculo adulto intitulado “O Ordenhador de Sombras”. A peça aborda a história de um sapo adolescente que, para conquistar o amor de sua amada, a Pererequinha Verde, tenta de tudo, até voar.

Os Gatos do Beco - Segunda peça infantil a fazer sucesso, também foi escrita a pedido de Marlon Christ. A peça aborda a história de quatro gatos jovens, moradores de um beco chamado Liverpool, e que têm o sonho de formar uma banda de rock. Como se pode notar, qualquer semelhança com a história dos Beatles não é mera coincidência, embora a peça não se atenha a elementos biográficos dos quatro rapazes ingleses. Atualmente, a peça está em cartaz em Belo Horizonte, numa montagem da companhia mineira Spot Play Produções.

Um comentário: