quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

OSCAR 2012 - ANALISE DO OUTROS 300


Domingo dia 26 acontece a 84ª edição do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial. Para antever a premiação o Outros 300 analisa as principais categorias te apontando o que há de melhor e pior dos concorrentes.

Melhor filme

Neste ano são 9 indicações. São filmes de todos os gêneros e tipos e, a principio, cada um foi indicado por um motivo em especial. O interessante é que não há um grande favorito o que tornará a festa deste ano mais peculiar. O artista surge com uma pequena vantagem, o filme francês conta a história do cinema. Pesa contra o fato de não ser norte americano e de 100% do filme ser mudo e em preto e branco ("moderno" até demais). O filme é legal para cinéfilos, ou seja, quem é espectador eventual não deverá gostar. Tão forte e tão perto, ao contrário, pinta como azarão, pois é o primeiro que trata do 11 de setembro que chega tão longe (sem trocadilhos), assim como Os descendentes que vale mais pela atuação segura de George Clooney do que por sua estória em si, então ao contrário de O artista são indicados para espectadores eventuais. Histórias cruzadas, O homem que mudou o jogo e Meia noite em Paris estão na lista por terem sido as maiores bilheterias dos indicados, enquanto A árvore da vida, A invenção de Hugo Cabret e Cavalo de guerra são pomposos demais (e chatos na maioria do tempo) e se perdem em determinados momentos. Dificil dizer, mas acho que O artista leva. De todos o que mais gostei foi Meia noite em Paris.

Melhor diretor

Também não há um grande favorito. Com ALEXANDER PAYNE (OS DESCENDENTES) e TERRENCE MALICK (A ÁRVORE DA VIDA) como "figurantes" parece que a parada vai ficar entre WOODY ALLEN (MEIA-NOITE EM PARIS), MARTIN SCORSESE (A INVENÇÃO DE HUGO CABRET) ou MICHEL HAZANAVICIUS (O ARTISTA) com leve vantagem para o último.

Melhor ator e atriz

Se em outras categorias o equilibrio é grande parece-nos que George Clooney por Os descendentes e Meryl Strep por A dama de ferro despertam como super favoritos para melhor ator e atriz. Como o Oscar nos últimos tempos não tem revelado surpresas...

Outros favoritos

Christopher Plumer como melhor ator coadjuvante e Octavia Spencer como melhor atriz coadjuvante parecem barbadas. E Rio (apesar de não ter entrado, injustamente, como melhor filme de animação) deve ganhar como melhor música (até porque concorre com a chatíssima música trilha do também chato Os Muppets). Falando em injustiças... Você sabe quais foram as maiores injustiças do Oscar? Não? Então veja no próximo post as dez maiores injustiças do Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário