quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

QUATRO LIVROS DE ROCK QUE VOCÊ TEM QUE LER


"Estes são quatro livros de rock que você tem que ler" quem diz isso não sou eu (apesar de concordar piamente), mas sim a roqueria baiana Pitty em seu twitter (@pittyleone) quando questionada por fãs sobre quais livros podería-se saber mais sobre a história do rock.

Os livros em questão são "Nitéroi Rock Underground"; "Memórias não póstumas de um punk"; "Esporro"; e "Você tem que ler isso". Veja abaixo um resuminho de cada um:

"Nitéroi Rock Underground" = O que chamamos hoje de indie ou alternativo começou no Brasil no início dos anos 1990 com o surgimento da tal cena independente. No ano em que a MTV se instalouno Brasil e o presidente Collor abriu o mercado para a entrada do instrumento e do equipamento de som importado, uma movimentação tomou conta de jovens por todo o Brasil, como certo adolescente morador de Niterói. As bandas começaram a divulgar suas músicas em fitas demo em cassete ou vinil, e os fanzines tinham o papel de mídia especializada. Selos e gravadoras independentes surgiam. Sem internet, a circulação de informações se dava por cartas.
Em “Niterói Rock Underground (1990-2010)”, o jornalista, publicitário e quadrinista Pedro de Luna mostra a transição da música (e por que não da cultura) no país e seus reflexos em Niterói-RJ. A revolução aconteceu no campo sociológico, político, estético,econômico e, claro, tecnológico. Da fita cassete, LP, VHS, fotocópia, fotografia empapel e o fax para o mp3 e o telefone celular, foi um longo caminho. E no meio dele não tinha uma pedra, e sim o fax, a popularização do computador pessoal com impressora, o CD, o DVD e o vídeo laser.

"Memórias não póstumas de um punk" = Até que ponto pode-se dizer que se viveu uma época verdadeiramente? É claro que muitas outras histórias dos anos 90 serão contadas, mas nunca do ponto de vista de alguém de dentro da cena musical, e com a percepção in loco de se estar ao mesmo tempo escrevendo sua própria história e de quebra se divertindo muito, bagunçando e sendo bagunçado pelo clima de total desbunde da época.

"Esporro" = O ex-guitarrista do Soutien Xiita documenta o início de sua banda e de sua vontade de tocar rock and roll de uma maneira mais ou menos consciente. Panço define esse momento como a primeira vez em que teve noção do que estava fazendo. Ao falar de sua experiência com fanzines e música, ele dá uma visão micro-histórica da própria situação comum a jovens da Zona Norte e Oeste do Rio enfrentando obstáculos de todos os tipos para poder dar o seu recado, fosse na organização de um festival de bandas iniciantes ou brigando com os equipamentos ruins de um buraco qualquer.

"Você tem que ler isso" = E se você pudesse pedir para seus artistas favoritos montarem uma lista com as músicas mais importantes e marcantes de suas vidas? Luiz Cesar Pimentel fez isso. E conseguiu listas dos músicos do Skank, Capital Inicial, Pitty, Restart, NX Zero, Pato Fu, Dead Fish, Ira!, Gloria, Sepultura, Krisiun, César Menotti & Fabiano, Cachorro Grande, atores como Sérgio Marone e os apresentadores – Rodrigo Faro e Cris Arcangeli -, o estilista Ronaldo Fraga e 70 outras celebridades. Está tudo em “Você Tem que Ouvir Isso!”.

É. Talvez a Pitty teria um espaçozinho no nosso blog, caso ela quisesse. Eu disse talvez... Rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário