quinta-feira, 29 de março de 2012

BIBLIOTECA PÚB. EST.: LIVRO DO BISPO D. PEDRO LACERDA SERÁ LANÇADO NO DIA 04/04


Será lançado no próximo dia 4, às 19h, na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES) o livro Diários das visitas pastorais de 1880 e 1886 à Província do Espírito Santo, de autoria do Bispo D. Pedro Maria de Lacerda, realizado com recursos do Funcultura da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult).

A publicação é resultado do projeto aprovado em edital 009/2011, que compreende também na transcrição de apontamentos feitos pelo Bispo durante suas duas visitas ao Espírito Santo. A digitalização dos manuscritos e a publicação integral estão nos sites Estação Capixaba e da Arquidiocese de Vitória.

O Bispo passou por localidades como Vitória, Vila Velha, Serra, Nova Almeida, Fundão, Santa Cruz, Riacho, Linhares, Itapemirim, Piúma, Benevente (atual Anchieta), Guarapari, Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo (que ele chama de Afonsino), Rio Pardo (atual Iúna), arraial do Espírito Santo (atual Muniz Freire), Alto Guandu (hoje Afonso Cláudio), Alegre, Vala do Souza (Jerônimo Monteiro dos nossos dias) e faz relatos ricos sobre o cotidiano e paisagens.

A edição do livro, coordenada por Maria Clara Medeiros Santos Neves, inclui, além de transcrição fiel do documento, um estudo introdutório de Fernando Achiamé, um breve roteiro das visitas, reprodução de algumas páginas do original e reprodução de rascunhos feitos pelo Bispo em sua primeira visita, resultando em 643 páginas.


Informação

PHOENIX CULTURA

Tel.: 27-3058-0824 / 27-3033-1531 / 27-8147-6333

Nenhum comentário:

Postar um comentário