segunda-feira, 26 de março de 2012

BIBLIOTECA PÚB. EST. PROMOVE MESA REDONDA EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DO PARQUE MOSCOSO


A Biblioteca Pública do Espírito Santo promove, nesta terça-feira (27), uma mesa redonda em comemoração aos 100 anos do Parque Moscoso, espaço público cultural mais antigo de Vitória.

Farão parte desta mesa- redonda, mediados por Sergio Blank, três especialistas no assunto: a arquiteta e urbanista Maria Izabel Perini Muniz, professora aposentada do Centro de Artes da UFES e autora do livro Parque Moscoso: documento de vida (2a. ed. 2001); a jornalista Linda Kogure, autora de recente pesquisa sobre o logradouro, a ser editada pela Prefeitura Municipal de Vitória; e o historiador Luiz Guilherme Santos Neves, ex-professor de História do Espírito Santo na UFES.

Inaugurado em 1912, o Parque Moscoso é o mais antigo parque de Vitória. Sua construção foi realizada como parte do plano de remodelação da Capital executado no governo de Jerônimo Monteiro (1908-1912), período em que o engenheiro Ceciliano Abel de Almeida foi prefeito de Vitória.

São aproximadamente 24 mil metros quadrados de área, constituindo-se num ambiente de tranquilidade em meio à correria do Centro da Capital. A concha acústica é palco de inúmeros espetáculos. Ela foi tombada como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura e é privilégio de poucas cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário