sexta-feira, 30 de março de 2012

FAFI APRESENTA PEÇA "ESCURIAL" NESTE SÁBADO GRATUITAMENTE


Escola de Teatro Dança e Música Fafi apresenta o espetáculo “Escurial” no Laboratório de Artes Cênicas da Escola, neste sábado (31), às 20h30. A entrada é franca e o local tem capacidade para 90 pessoas.

O texto é de Michel Ghelderode. A direção e a encenação do espetáculo são assinadas por Nysio Chrysóstomo e Marcos de Castro. A peça traz um rei e seu bufão num diálogo de expectativa sobre a morte da rainha.

Enquanto aguardam o “esqueleto vadio que desliza pelas chaminés”, num jogo tenso de farsas, as personagens revelam verdades inconfessáveis, gerando um confronto no qual a suspeita, o medo, a dor e o ódio se vestem de escárnio e adulação que se revezam sustentados por mentiras e verdades, numa sátira à decadência moral e declínio do poder dos impérios. A classificação da peça é de 16 anos.

Na adaptação deste texto, através de efeitos de iluminação, sonoridade e cenografia, a Cia. Makuamba dialoga em cada unidade cênica com as linguagens trabalhadas por Ghelderode em toda sua obra, como o expressionismo, a comédia de l’arte e o teatro de fantoches, buscando um espetáculo bizarro e tragicômico.

Concepção

O espetáculo conduz a plateia a um drama breve e agonizante, no qual a loucura das personagens aparentemente antagônicas, carregadas de angústias e desejos, e a eterna incerteza que norteia o poder (sustentar-se no prazer ou no temor), levam o rei, através de ações desmedidas, destruir qualquer ameaça ao seu orgulho de soberano, à conquista de sua total solidão, o que, inexoravelmente representa a perda de sua própria condição de poder.

Sobre o autor

Michel de Ghelderode é o pseudônimo do belga Adhémar Martens (1898-1962), um escritor nascido em Bruxelas, em 3 de abril de 1898, numa família de origem Flamenga. Alfabetizado em francês, teve uma educação marcada pela figura austera de um pai muito autoritário e pelos versos terrificantes de uma mãe supersticiosa.

Foi um adolescente tímido e solitário, de saúde frágil, enfrentando constantes crises de asma, que se repetiriam por toda a vida. Aos 16 anos, a tragédia de ser atacado pelo tifo o faz experimentar a proximidade da morte. Essa experiência estará presente ao longo de sua obra. Seu teatro sempre irá explorar a condição humana em todo seu horror e crueldade.

Serviço
Escola de Teatro Dança e Música Fafi apresenta a peça “Escurial”
Quando:
sábado (31), às 20h30
Onde: Laboratório de Artes Cênicas da Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.
Mais informações: 3381-6923 ou 3381-6924
Classificação:
16 anos.
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário