quinta-feira, 22 de março de 2012

JOSÉ SARAMAGO: LEIA O LIVRO, VEJA O FILME.


Mais um livro do escritor português José Saramago será adaptado para o cinema, trata-se de “O Homem Duplicado“, publicado originalmente em 2002 e lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras no mesmo ano.

O canadense Denis Villeneuve dirigirá o filme intitulado An Enemy e o roteiro fica à cargo de Javier Gullón. Ainda segundo a Variety, o ator Jake Gyllenhaal (O Segredo de Brokeback Mountain) interpretará dois personagens no filme.

O livro conta a história de Tertuliano Máximo Afonso, um professor de história que descobre ter um perfeito sósia ao assistir um filme. Ele cria uma verdadeira obsessão por este homem e começa a persegui-lo, até que a vida de ambos muda completamente.

Neste romance sobre o sentido da existência humana na era da globalização, um professor de história se vê lançado numa crise de identidade ao descobrir que tem um duplo.

Tertuliano Máximo Afonso nunca imaginara que um filme fosse mudar tão radicalmente sua vida. Ao assistir a um vídeo alugado, ele se reconhece na imagem de um ator e conclui – ‘sou eu’. Chocado, o pacato professor compreende que podem existir, na mesma cidade e no mesmo momento, duas pessoas idênticas. Decide, então, desvendar o mistério que cerca essa situação absurda.

A prudência recomenda-lhe que não se meta a investigar, mas o professor se vê lançado num redemoinho de reflexões e dúvidas que o atormentam. Quando percebe que a própria identidade foi roubada, ele se descobre em meio a uma dilacerante crise existencial.

José Saramago teve ainda recentemente outro livro adaptado para o cinema, “Ensaio Sobre a Cegueira”, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário