segunda-feira, 26 de março de 2012

PROJETO "QUARTAS NO TEATRO" COMEÇA EM ABRIL. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!


O projeto "Quartas no Theatro Carlos Gomes", produzido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), abrirá a temporada 2012 na próxima quarta-feira (04) com o espetáculo "Traduzir-se", da companhia de dança Mitzi Marzzuti, coreografado por Alex Neoral. A apresentação de dança começará às 19 horas. O ingresso custa R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia-entrada). Os interessados deverão retirar o ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.
"Traduzir-se", foi montado com patrocínio do edital de residência de 2011 da Secult. Para este espetáculo Alex Neoral escolheu músicas do Chico Buarque de Hollanda, fluindo a dança através de sentimentos simples e leves, além de usufruir de momentos de reflexão onde mostra a dança contemporânea como dança, sem competir com as poesias musicadas de Chico. Uma das partes mais trabalhosas na montagem do espetáculo foi adaptar os bailarinos às movimentações próprias do corpo do coreógrafo.

"É uma essência de suavidade dentro de uma proposta de movimentação da dança contemporânea", explica Mitzi Marzzutti, diretora da companhia. Segundo ela, geralmente a dança contemporânea faz opções por espetáculos onde a pesquisa possibilita caminhos novos, como é o caso de outros espetáculos que temos na Cia, com outros coreógrafos convidados. Destaca também que a sua geração, de pessoas acima dos 50 anos, vai aproveitar de forma especial o espetáculo, pois as músicas remetem à época dos festivais dos anos 60 e 70.

As músicas de Chico Buarque, como "Pois É", "Malandro" e "Cotidiano", Alex resgatou de sua infância. Mas elas passaram a ter novos significados com o tempo. O coreógrafo aponta que descobriu não se tratar somente de belas canções, mas sim de poesias musicadas, repletas de imagens, sentimentos e engajamento político.

"Desde o início invisto na diversidade e tem sido maravilhosa essa circulação de grandes coreógrafos na minha Cia", afirma Mitzi Marzzutti.

Alex Neoral é diretor da Focus Cia de dança do Rio de Janeiro e coreógrafo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense há três anos. Neoral recebeu destaque no jornal O Globo como um dos 10 melhores coreógrafos de 2011.
Os grupos contemplados para o do projeto fazem parte do cadastramento de artistas profissionais do Estado. A idéia é abrir espaço para a produção local, com objetivo de principalmente ampliar o mercado de trabalho, e divulgar o artista capixaba.

Ficha técnica:

Direção geral: Mítzi Marzzuti

Coreografia: Alex Neoral

Iluminação: Mítzi Marzzuti

Técnico de montagem de luz: André Stefson

Fotografia: Carlos Antolini

Produção: Mítzi Marzzuti e Aldeia agência

Elenco: Maitê Bumachar, Carolina Mattedi, Gabriela Camargo, Paloma Tauffer, Layli

Rosário e Marcos Saleme.



Confira a programação

18/04 - Teatro:
"Rosas Brancas para Salomé" - Cia de Teatro Por Acaso.

25/04 - Música:
"Autorretrato" - Denise Dalmacchio
"Folclorear: A Beleza e a Força do Samba" - Dorkas Nunes.

02/05 - Dança:
"Lá se Vai" - Homem Cia de Dança.

16/05 - Música:
"Show Matuto Urbano" - Sandro Sam.
Pedro Fornaciari.

23/05 - Teatro:
"Estórias de um Povo de Lá" - Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira.

30/05 - Música:
Kamale.
Leandro Solosanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário