quinta-feira, 19 de abril de 2012

ROBERTO CARLOS 71 ANOS: REI RECEBE HOMENAGEM DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM



Os 71 anos que o cantor Roberto Carlos completa hoje, dia 19 de abril, dão o mote para a exposição do MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari no mês de abril: “Aniversário do Rei”. Com discos da carreira do cantor, a exposição realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, presta uma homenagem a Roberto Carlos e seus fãs, com entrada gratuita. Dezenove discos do cantor integram a exposição. Os álbuns são de 1963 a 1992, marcando a carreira de Roberto Carlos Braga, o “Rei”. Discos como “Splish Splash” (1963) e “Jovem Guarda” (1965) estão na exposição.

Roberto Carlos iniciou a carreira sob influência do rock'n'roll que vinha dos Estados Unidos, e despontou no início dos anos 60. Foi um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira, com sucessos como: "Splish Splash", "O Calhambeque", "Parei na Contramão" e "É Proibido Fumar".

O artista liderou o primeiro grande movimento de rock feito no Brasil: a “Jovem Guarda”. Desta fase, destacaram-se inúmeros sucessos como: "Quero que vá tudo pro inferno", “É papo firme", "Eu te darei o céu", "Namoradinha de um amigo meu", "Eu sou terrível", "Como é grande o meu amor por você", "Se você pensa", "Ciúme de você", "As curvas da estrada de Santos", "Sua estupidez".


Já na década de 70, Roberto reformulou o repertório rock'n roll e se tornou um cantor e compositor predominantemente romântico, seguindo nesse estilo até os dias atuais. Nessa linha, emplacou grandes sucessos como "Detalhes", "Amada Amante", "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos", "Além do horizonte", "Os seus botões", "Ilegal, imoral ou engorda", "Amigo", "Falando sério", "Cavalgada", "Na paz do seu sorriso", "Amante à moda antiga", "Emoções", "Cama e mesa", "O côncavo e o convexo" - entre outras.

Também, a partir dessa fase, despontaram composições de cunho religioso em sua obra: "Jesus Cristo", "Todos Estão Surdos", "Ele esta pra chegar" e "Nossa Senhora" - entre outras.


Vale destacar que, entre 1961 e 1998, o cantor lançou um disco inédito por ano, sendo que seus discos já venderam mais de 120 milhões de cópias e bateram recordes de vendagem. Com gravações em espanhol, inglês e italiano - em diversos países – Roberto Carlos fez milhares de shows em centenas de cidades no Brasil e no mundo e diversos artistas já fizeram regravações de suas músicas.

Além dos discos, também estrelou programa na TV e filmes, como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300 km por Hora".



O MIS está localizado na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, na Rua São Bento, 909, no Centro da cidade. O horário de funcionamento do MIS é: de segunda a sexta feira, das 9 às 17 horas; e aos sábados, das 9h30 às 12 horas. Mais informações fone: 3322-9708.

SERVIÇO:

Exposição “Aniversário do Rei” (discos de Roberto Carlos)

Período: de 02 a 30 de abril

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (Rua São Bento, 909 – Centro)

Entrada gratuita

Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 9 às 17 horas; e aos sábados, das 9h30 às 12 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário