sexta-feira, 20 de abril de 2012

VITÓRIA: FAFI PROMOVE AMANHÃ TROCA DE LIVROS EM FEIRA LIVRE DO CENTRO


A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim promoverá, neste sábado (21), das 9h às 12 horas, na calçada do Ateliê Casa Aberta, a Banca de Troca de Livros na feira livre do Centro. A realização é da Prefeitura de Vitória por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com Ateliê Casa Aberta. A ação está inserida na Campanha Prazer de Ler em Vitória.

Para participar da troca é preciso saber algumas regras: um livro pode ser trocado somente por outro livro; se trouxer gibi poderá ser trocado por outro gibi; e dois livros infantis podem ser trocados por um livro.

Não serão aceitos livros didáticos, apostilas, revistas, cópias reprográficas, encadernações em espiral, como também exemplares em mau estado de conservação (ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, amassados, sujos e com outros danos).

De acordo com a coordenadora da Biblioteca Municipal, Eugenia Keys, ao promover a troca de livros, a instituição contribui para a preservação do meio ambiente por meio do incentivo à prática da leitura. “Trocar livros pode levar as pessoas a terem mais consciência sobre a responsabilidade que temos com o nosso planeta”, avalia.

Plano Municipal do Livro e Leitura

Em 2011, a Secretaria Municipal de Cultura aderiu à criação do Plano Municipal de Livro e Leitura, inscrevendo o município de Vitória no Portal + Livro e + Leitura, criado pelo Ministério da Cultura, Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e Instituto Pró-Livro (IPL).

O compromisso de implementar uma política pública para o livro e a leitura é uma forma de garantir a continuidade dos projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e biblioteca que já são desenvolvidos pelo município, como Tempo de Ler; Mercado Literário; Viagem pela Literatura; Servidor Leitor; e Caixa-estante.

O objetivo é garantir a continuidade e a ampliação de tais projetos, promovendo o acesso à leitura e ao livro, buscando contribuir para a elevação do número de leitores e o acesso ao livro como condição essencial para o pleno desenvolvimento humano, o exercício da cidadania e o desenvolvimento social, emocional e econômico dos moradores de Vitória.

A próxima etapa é a criação de um Grupo de Trabalho coordenado pela equipe da Biblioteca Municipal para elaboração do documento, organizando fóruns para debater com todos os segmentos interessados na formulação do Plano Municipal do Livro e Leitura do Município de Vitória, principalmente nosso público leitor.

Serviço
Biblioteca Municipal promove Banca de Troca de Livros na Feira Livre do Centro
Quando: 21 de abril, sábado, das 9 às 12 horas.
Onde: calçada do Ateliê Casa Aberta, rua Sete de Setembro, Centro.
Mais informações: (27) 3381-6926.

Nenhum comentário:

Postar um comentário