quarta-feira, 23 de maio de 2012

3º FESTIVAL DA IDENTIDADE CAPIXABA


As cores, sons e saberes da cultura popular tradicional capixaba vão tomar conta de Vitória com a feira de produtos culturais, mostra de vídeos, exposição fotográfica e quadros, além de apresentações de grupos folclóricos em diversos pontos da cidade.

A programação começou nesta terça-feira (22) e vai até o dia 31 de maio. O ponto alto da programação do 3º Festival da Identidade Capixaba será o desfile de cerca de 2 mil brincantes de 150 grupos folclóricos pelo Centro Histórico de Vitória, neste sábado (26).

Congo, folias de reis, caxambu, danças e corais de origem europeia e indígena, boi-pintadinho, índios e dezenas de outras formas da cultura popular presentes na formação do povo capixaba estarão o Centro da Capital.

O Festival é realizado pelo Governo do Estado, Instituto Sincades e Comissão Espírito-Santense de Folclore, com apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Confira a programação

Exposição de Quadros de Artistas Capixabas
Obras de artistas como Kátia Bobbio, Caca Benevides, Celso Adolfo, Lúcio Aguirre, entre outros, cuja temática seja a cultura popular capixaba. A iniciativa é em conjunto com o Sindicato dos Artistas Plásticos que fez a curadoria.
Quando: de 22 a 30 de maio. De segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e sábado, das 8 às 12 horas.
Onde: Escola de Teatro Dança e Música Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.

Feira de Produtos Culturais Capixabas
Mostras de artesanato e culinária das cidades do interior. Programação cultural todas as noites.
Quando: 24, 25 e 26 de maio.
Onde: ao lado do Theatro Carlos Gomes. Praça Costa Pereira, Centro.

Folclore pela Cidade
Pela manhã, em vários bairros de Vitória, como Jardim da Penha, Praia de Camburi, Santo Antônio e Centro, onde dezenas de grupos se apresentarão convocando a população para participar do Cortejo.
14 horas: Cortejo da Identidade Capixaba 150 grupos tradicionais pelo centro antigo de Vitória, revivendo o caminho e a história dos Caramurus e Peroás, culminando com a fincada do mastro da Identidade Capixaba no adro da Igreja do Rosário. Show de Artistas Capixabas na concentração e despedida dos grupos participantes do Festival.
Quando: 26 de maio
Concentração e encerramento do Cortejo: Praça Costa Pereira, Centro.

Exposição de Fotografias da Cultura Capixaba
Fotos de várias manifestações do folclore capixaba e das edições anteriores do Festival, de autoria dos fotógrafos Tadeu Bianconi, Gabriel Lordelo e Victor Nogueira, entre outros.
Quando: até 31 de maio.
Onde: Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Avenida Américo Buaiz, 205, Enseada do Suá.

Mais informações: (27) 3222-2133.

Nenhum comentário:

Postar um comentário